O playtest de Dungeons Starlkers apresenta um interessante game para quem gosta de combater tudo e todos e ainda quer fanservice
Os dungeon crawlers são, por sua natureza, geralmente experiências de jogo bastante implacáveis, desafiadoras e às vezes profundamente injustas. E se você fundisse parte desse estresse e dificuldade de um soulslike da vida, como Elden Ring, no já difícil subgênero do jogo de extração PvPvE? Então você teria algo parecido com Dungeons Starlkers.
Desenvolvido e publicado pela ONEUNIVERSE Co., Ltd, Dungeons Starlkers (site oficial) é um game do estilo PVPVE, ou seja, você vai lutar contra outros jogadores e contra o ambiente para sobreviver em um labirinto e conquistar tesouros o máximo possível até chegar a um portal e conseguir escapar com o que você pegou antes que algum monstro ou outro jogador mate você.
Além da mecânica de extração, o PvPvE esperado ao entrar em uma masmorra perigosa, matando monstros e outros jogadores, encontrando saques e saindo com as recompensas, o game aumenta a aposta com a ameaça de armaduras quebrando para deixar seu personagem mais vulnerável (e pelado), várias maldições que prometem “virar o jogo” e até mesmo fatores externos como clima, hora do dia, ou de repente estoque lojista limitado que pode fazer a próxima excursão ainda mais difícil.
Agora, quer saber sobre o playtest e sobre o game? Vamos falar sobre Dungeons Stalkers e, se você tiver dúvidas, deixe um comentário.
Dungeons Starlkers
Vamos Entrar em Masmorras Porque Sim
Talvez isso será mostrado no jogo final, mas, por enquanto, não há nenhuma explicação ou história explicando o porque os Stalkers estão entrando na masmorra! Não há uma história ou lore explicada (pelo menos eu não vi), mas cada um dos personagens tem um pouco de lore que explica suas motivações para estar ali. Você começa o game usando uma personagem guerreira e aprende os comandos mais básicos dos personagens e, após alguns minutos, encontram outra personagem, uma maga e aprende a jogar com ela.

Inicialmente, os personagens são dois guerreiros, Hilda e Baran; o caçador arqueiro Urud; a ladina Rio; Nave e Rene, duas magas; e Clad, o clérigo. Todos baseados em classes de RPG básicas, é fácil entender suas funções no jogo, mas não quer dizer que seja fácil usá-los. Cada um tem até um rank de dificuldade que vai de um a três para determinar o quão complexo é controlar o personagem. Cada personagem tem três habilidades, um ataque simples e dois ataques especiais. Os alguns ataques especiais têm um cooldown para serem conjurados e todos um para serem recarregados após o uso. Os personagens também um ultimate com efeitos poderosos.
Este playtest atual de Dungeons Starlkers, que está marcado para ser o último antes do lançamento, inclui uma ampla gama de afinação da última hora para servir de vitrine pública do game. Você poderá usar os novos Stalkers, Shinobu (uma ladina ninja) e Liyan (uma arqueira), e experimentar um sistema de runas que permite aumentar o potencial de seus personagens ao longo do tempo. Além disso, poderá visitar um acampamento onde os itens coletados podem ser confeccionados ou atualizados em upgrades para acampamento. Morrer nas partidas rápidas e o modo PvE dedicado agora não faz com que você perca os itens como punição, mas o modo rankeado mantém as regras de extração mais punitivas.
Entrando em Ação
Inicialmente, você pode escolher o seu Stalker e o modo de jogo, PVE ou PVP ou PVPVE, rankeado ou casual, e então, parte para o lobby onde fica com outros jogadores, usando suas habilidades para se acostumar com o personagem e então, parte para a masmorra. Encontra monstros e baús de tesouro, itens que podem ser coletados e alguns que são mais monstros poderosos que ficam em stand by por algum tempo antes de sair a caça. Os portais de saída também somem depois de alguns minutos de jogo.

Porém, não pense que você vai sair recolhendo tudo oque você vê pelo caminho, embora você precise de todo tipo de material, poções, armas e armaduras possíveis para sobreviver, seu inventário é limitado e você só pode empilhar três itens iguais por vez. Também há itens arremessáveis ao estilo e granadas que ajudam no combate ou em ocasiões especiais. Você também tem uma lanterna que pode te ajudar a enxergar melhor o caminho, mas pode servir como uma forma dos seus inimigos te localizarem mais facilmente.
Durante o combate, é importante ter equilíbrio entre ataque, tempo de conjuração de uma habilidade e esquiva. Também é essencial ficar de olho nos arredores pois mais monstros podem aparecer de repente para atacar você pelas costas e também prestar atenção na durabilidade de sua armadura e armas, pois elas se desgastam conforme você é atacado e isso fará toda a diferença para sua proteção e dano.
Quebrou minha armadura, gostaram?
Graficamente falando, Dungeons Stalkers é um jogo tipicamente focado nos fãs de games orientais, anime e mangá, com visuais inspirados em anime ao estilo 3D, mas não com olhos grandes comuns dos desenhos japoneses. Aqui estamos falando de personagens Stellar Blade, com garotas muito bonitas e rapazes bastante atraentes. E, durante o combate, a armadura pode ser danificada, deixando os corpos mais expostos.

E antes que digam, não, isso para mim não é um problema. Mas é um jogo para um nicho. Se você não é muito fã desse tipo de abordagem em relação aos personagens, algo que vemos em games como Dead or Alive ou o próprio Stellar Blade, talvez Dungeons Starlkers não seja para você. Mas, se isso não é problema, ao contrário, um atrativo extra, então você está em casa!
O visual de Dungeons Stalkers foi desenvolvido com a Unreal Engine 5, apresenta cenários densos em detalhes. O ambiente sombrio dos calabouços conta com efeitos de luz e sombra que criam uma atmosfera imersiva, especialmente em áreas mal iluminadas, ainda que alguns jogadores relatem inconsistência em reflexos e iluminação dinâmica.
As texturas em alta definição, combinadas com modelagens detalhadas de NPCs, inimigos e o próprio cenário, criam uma estética rica, embora ainda se percebam limitações em hitboxes visuais que interferem nas interações com o ambiente. Já as animações parecem um pouco rígidas, com movimentos lentos ou pouco naturais.
Em termos de performance de Dungeons Starlkers, queda de fluidez em cenários dinâmicos são relativamente comuns, embora tenham melhorado isso nos testes mais recentes. Mas, ainda que o combate deixe a desejar devido à falta de fluidez, os efeitos visuais das habilidades são satisfatórios e reforçam a imersão. Por fim, a ambientação sonora e os detalhes de iluminação complementam bem o design gráfico, mesmo que alguns efeitos ainda pareçam inacabados ou inconsistentes em movimento agora, o jogo gráfico é bastante promissor, mas que ainda requer polimento.
Quando lança?
A data de lançamento de Dungeons Stalkers ainda não está definida, mas o jogo está preparando um novo teste para o público em 28 de novembro, via Steam, onde o jogo pode ser incluso na lista de desejos enquanto isso. Também não há definição de preço. Então, se você está interessado, fique de olho no site oficial para mais notícias.

Veredito sobre Dungeons Starlkers
Dungeons Starlkers é bastante interessante e promissor, com visuais que podem agradar os jogadores mais exigentes e que adora ver personagens em pouca roupa e atributos físicos mais exagerados, porém, sem saber o preço fica difícil recomendar o game final.
Dungeons Starlkers

Prós e Contras
Prós:
+ Combate tático imersivo;
+ Atmosfera bem construída;
+ Customização interessante;
Contras:
– Animações pouco polidas;
– Performance instável ocasionalmente;
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