Formula Legends mistura partes dos simuladores com parte dos arcades e muito da história ra Fórmula 1 em um único game
Você é um desenvolvedor de jogos. Você gostaria de fazer um jogo de corrida, e diante de você há dois caminhos. Em um deles, você pode ver muitos documentos sobre física do corpo mole e reuniões sobre modelagem, sobre temperatura da carcaça dos pneus, seguidos por avaliações do Steam deixadas por pessoas com 5.000 horas de jogo que deram duas estrelas porque não gostaram de uma atualização recente e faz um simulador realista.
No outro caminho, você pode ver pessoas sentadas, jogando seu jogo e sorrindo e faz um grande arcade, como no caso de Horizon Chase.
Este é o caminho que o desenvolvedor italiano 3DClouds (site oficial) escolheu Formula Legends, uma enciclopédia fantasticamente agradável do passado e do presente da F1 que tira todo o inchaço dos jogos de simulação e deixa apenas as partes que tornam as corridas divertidas.
Isso não quer dizer que lhe falte profundidade. Sim, as cores podem ser brilhantes e as cabeças dos motoristas’ podem ter proporções de Mario Kart, mas o jogo requer habilidade e captura brilhantemente aspectos do esporte real, como clima mutável ou estratégia de corrida inteligente que trazem à tona o melhor dos dois mundos.
Então, vamos falar sobre oque achamos de Formula Legends e, se você ficar na dúvida, é só deixar um comentário.
Formula Legends
Os altos e baixos épicos
Num país como a Itália, com uma história tão rica do automobilismo e da Fórmula 1 em particular, não é estranho um estúdio nascido lá querem abordar exatamente este tema. E esse é o caso do estúdio italiano 3DClouds, que teve sua cota de altos e baixos em termos de qualidade de produção ao longo dos anos e, mesmo que claramente nem tudo o que eles fazem é um sucesso, uma coisa é evidente: seu amor por corridas.

E este amor é o seu verdadeiro ponto forte: em entregar jogos de corrida surpreendentemente bons, geralmente com base em algumas licenças de alguns IP conhecidas, como alguns jogos voltados para crianças, por exemplo Hot Wheels Monster Trucks: Stunt Mayhem e Transformers: Galactic Trials.
Mas, diferente desses games infantis focados no modo arcade, o novo jogo do estúdio, Formula Legends, visa uma abordagem mais realista à gestão da corrida – com danos, desgaste dos pneus, consumo de combustível e padrões de condução desempenhando um papel muito maior no game, o que torna ele mais próximo de um simulador mesmo com seus gráficos simples e carros ligeiramente arredondados.
Negócios sérios
A 3DClouds não brincou na hora de fazer este game, dando uam enorme variedade de opções de carros e modos de jogo. Além de poder escolher entre uma grande seleção de ângulos de câmera, desde dentro do próprio carro até outros onde quase parece um jogo de visão de cima para baixo, o jogador pode escolher vários carros de F1 de todas as décadas do esporte, desde a década de 60 até a década de 2020.
Os carros e motoristas são baseados em seus equivalentes da vida real, mas com mudanças estranhas para não enfrentar a ira dos detentores dos direitos autorais. Então a icônica escuderia Lotus se torna… Flower. As Ferraris se transformam nos… carros Ferenzo. A potência da Benetton dos anos 90 foi renomeada como… Bonton. O atual campeão Max Verstappen é, na verdade, chamado… Mark Peerstallen. Algo que acontecia em games como Super Mônaco GP da era 8 e 16 Bits.

A jogabilidade real é um meio termo muito interessante entre arcade e simulação. A jogabilidade é rápida, os carros são colados na pista, mas as zonas de frenagem exigem comprometimento, pois terminar a pista é muito fácil, mas pode ser extremamente desafiador. O gerenciamento de colisões do jogo é muito confuso, graças a uma física um tanto imprevisível e imprecisa.
Isso, no entanto, só reforça ainda mais a questão: corra de forma justa e limpa, porque bater em seus oponentes provavelmente custará caro. Use o vácuo deles, freie-os mais rápido, mas fique fora da lateral do carro deles, pois você pode ficar preso e perder todo o progresso valioso em um instante.
Com essa abordagem de corrida, não é surpresa que o jogo apresente versões simplificadas do que torna a Fórmula 1 o que ela é. Você pode usar a qualificação para determinar a grade. O combustível é consumido e os pneus sofrem desgaste durante a corrida. O clima pode mudar rapidamente entre úmido e seco, forçando decisões difíceis entre a parada em um pitstop para colocar um pneu diferente ou a permanência no caminho certo.
Os pilotos de IA não parecem cometer muitos erros, mas são suscetíveis a acidentes entre eles, com incidentes particularmente caóticos na curva 1 no início da corrida. Apesar da jogabilidade parecer muito arcade, o jogo exige uma abordagem séria à corrida, pois a gestão do carro e dos medidores é fundamental. Também há penalidades de tempo aplicadas por sair da pista, então tome cuidado!
O estilo de arte do jogo é muito agradável, apresentando formas e tamanhos de carros de forma caricatural, mais arredondados e espremidos, mas com algumas pistas bastante detalhadas e boas partículas. A chuva, em particular, parece excelente, e há até um filtro opcional muito estiloso que torna as corridas mais antigas (como as da década de 1960) um pouco mais próximas do que você veria na TV da época.
Ele vem com várias quedas perceptíveis na taxa de quadros, aparentemente especialmente em curvas com grandes mudanças de elevação, onde de repente uma grande parte da pista tem que ser renderizada rapidamente. Falando em pistas, elas são homenagens muito bem-feitas a clássicos como o GP de Mônaco ou o circuito de Spa-Francorchamps, com formatos diferentes, mas todas as vibrações certas.
Nem Tudo é Acerto
Tudo isso parece muito legal mas existem alguns problemas muito sérios que dificultam muito a experiência. Além da física instável, a IA nada impressionante e as quedas na taxa de quadros, mas isso não impactou muito minhas impressões gerais. Uma coisa que realmente fez foram os controles.
Não é fácil manter o carro na pista durante as curvas, parecendo que, em algum ponto, o carro simplesmente vira todo para o lado e começa a rodar, mesmo que você tenha soltado o manche. É como se houvesse um “ponto” em que a estabilidade simplesmente “quebra” e o carro roda em vez de continuar a curva.

Há também um tremendo problema de equilíbrio da IA. As três dificuldades disponíveis, Fácil, Normal e Hard, serão inadequados para a maioria dos jogadores. Easy fez com que toda a IA fizesse voltas 5 a 6 segundos mais devagar do que eu em voltas de 45 a 50 segundos. Mas na dificuldade Normal, a IA agora estava fazendo voltas cerca de 8 a 9 segundos mais rápido do que antes e eu precisava dirigir praticamente perfeito para permanecer no grupo sem nem pensar em ultrapassar ou liderar. A qualidade da sua condução depende muito das pistas, oque me fazia vencer facilmente no Normal algumas vezes enquanto em outras, mesmo Fácil, eu suava para ficar entre os melhores colocados.
Esses problemas normalmente são resolvidos jogando contra oponentes da vida real, mas há um problema: Formula Legends não suporta nenhuma forma de multiplayer, seja local ou online. É você contra a IA ou o relógio, nada mais.
Veredito sobre Formula Legends
Formula Legends é uma oportunidade desperdiçada. Um lindo estilo de arte, um modelo de direção interessante, muito amor pela história de Fórmula 1 são sentidos por completo, mas a física inconsistente, a IA mal equilibrada, várias falhas e uma completa falta de multijogador acabam dificultando severamente a experiência.
Formula Legends

Prós e Contras
Prós
+ Uma sincera homenagem à história da F1;
+ Muitas outras épocas e estilos de carros diferentes;
+ Mistura interessante de arcade e sim;
Contras
+ Física instável;
+ IA extremamente desequilibrada;
Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.