Veja as coisas mais impossíveis, absurdas e sem sentido que a Pokédex já registrou e escreveu
Se tem algo mais legal do que batalhar em Pokémon (site oficial), cuidar dos seus monstrinhos e capturá-los, é ler as entradas na Pokédex. Tem muita, mas muita coisa interessante, divertida e até científica. Mas, o mais legal mesmo é ver os absurdos que a Game Freak inventou ao criar os monstrinhos. Criaturas que seriam impossíveis de existir e que, se existissem, destruíram o próprio universo do game com apenas uma patada ou dia de mau humor.

Não apenas falando do peso e massa absurda de alguns monstrinhos como a criatura que pesa uma tonelada, mede alguns centímetros e o Ash pega na mão numa boa. Esses são absurdos demais. Então, vamos para algo mais “pé no chão” (se é que é possível) e discutir o porque essas coisas simplesmente não poderiam acontecer ou existir e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.
As Entradas da Pokédex
Magcargo
A lesma de fogo simplesmente acabaria com a vida na Terra se existisse de verdade. Imagina só. De acordo com a Pokédex do Pokémon Sapphire: “Magcargo’s body temperature is approximately 18,000 degrees Fahrenheit. Water is vaporized on contact.” Ou seja, 18.000 °F, o que é mais ou menos 10.000 °C, é mais quente que a superfície do Sol, cerca de 5.500 °C.

Um corpo nessa temperatura emitiria radiação térmica tão intensa que incineraria tudo ao redor só por existir. A água por perto vaporizaria instantaneamente, sem contar as explosões térmicas locais e destruição por radiação. Impossível de existir em nosso mundo real, mas, em Pokémon, você coloca um rato pra brigar e ainda abraça ele emocionado quando ele vence uma rinha.
Gardevoir
Aquela Pokémon com corpo muito humanoide que, se você tem uma como companheira, provavelmente estão olhando muito torto para você. Segundo a Pokédex de Alpha Sapphire, Gardevoir “tem o poder psicocinético de distorcer dimensões e criar um pequeno buraco negro para proteger seu treinador.” Detalhe, ela é bastante ciumenta.

Na parte prática, mesmo um pequeno buraco negro teria gravidade extrema: devoraria matéria ao redor (talvez não tão rápido quanto você pensa, mas você sentiria as sensações estranhas e a distorção na gravidade cada vez mais forte até que, quando você visse, estaria sendo ‘espaguetificado’ para dentro de um buraco negro. Ou isso ou ele evaporaria instantaneamente liberando energia nuclear tão absurda que seria como uma bomba.
Não há cenário em que isso “protege” alguém sem destruir o ambiente ao redor. Imagina uma caixa de mercado lhe dando um “bom dia” mais sorridente e o mundo acabando num buraco negro porque a sua Gardevoir ficou com ciúmes.
Alakazam
Evoluir para Alakazan não dá ao Kadabra apenas mais uma colher para ele tomar seus Vanillish e Vanillites numa boa. Dá a ele uma enorme e massiva enxaqueca. De acordo com a Pokédex do Pokémon Silver: “As células do cérebro se multiplicam continuamente até ele morrer. Como resultado, ele se lembra de tudo.” Outras entradas na Pokédex de outros games mencionam que a cabeça fica pesada demais e que ele usa poderes psíquicos para sustentá-la.

Literalmente, isso quer dizer crescimento infinito do cérebro. O que requer energia metabólica absurda para fazer o cérebro dele não parar de crescer e causaria uma pressão intracraniana incompatível com a vida. Além disso, ele tem memória perfeita total, nunca esquecendo de nada o que, além de impossível biologicamente, seria um enorme stress.
Dor de cabeça por comer um Vanillite muito rápido seria o menor dos problemas dele.
Machamp e Machoke
Os Pokémons fortões da primeira geração provavelmente têm entradas na Pokédex que não consideravam continuações do jogo, porque não tem como nada do que está escrito lá ser real para quem conhece os dois monstrinhos em gameplay. Começando pelo Machamp, segundo a Pokédex do Pokémon FireRed: “Um braço sozinho é capaz de mover montanhas.”

Um! Um só. Não precisa dos quatro. Ele precisa de um só! Mover uma montanha significa mover BILHÕES de toneladas de rocha e solo. A energia necessária seria comparável a terremotos de grande magnitude, impossível para um corpo do tamanho de Machamp suportar e dissipar.
Já o Machoke, a entrada diz que ele usa o cinto dele para segurar o poder dele. Sem o cinto, ele é “imparável”. Agora, imagina você no desespero tentando vencer a Elite Four com um Machoke e tomando um cacete. Você berra pra ele tirar o cinto e, de repente, ele vira o Rock Lee na luta contra o Gaara? Seria incrível. Mas, a gente sabe que não acontece!
Entei
Sendo um Pokémon lendário, a gente até releva, mas há um exagero aqui que mesmo para um lendário, os desenvolvedores pegaram bastante pesado se o negócio não for só um exagero para dizer que ele “lendáriozão”. De acordo com a Pokédex do Gold: “Cada rugido pode provocar erupções vulcânicas.”

Agora, para ativar um vulcão é preciso alterações na pressão do magma profundo na crosta terrestre. Um som não poderia fazer isso em escala global. Literalmente, impossível fisicamente em qualquer situação. Sem contar que, se ele conseguisse, seria o fim do planeta, afinal, um rugido explode um vulcão? Só fica melhor se chover Magcargos junto com a erupção vulcânica!
Lanturn
Aquele peixe monstruoso do filme “Procurando Nemo” que tem uma luz em uma antena presa na cabeça para atrair presas tem uma versão Pokémon bastante exagerada na sua versão da pokédex. Segundo a Pokédex do Pokémon Gold: “A luz que ele emite no fundo do mar pode ser vista da superfície.” Quer dizer, o bichinho que está no fundo do mar, em profundidades de 1.000 a 4.000 metros, se ele for tipo a sua contraparte no mundo real, pode emitir uma luz dessas?

Para a luz atravessar quilômetros de água e ainda ser visível, a potência emitida precisaria ser colossal, comparável a explosões nucleares contínuas, e aqueceria a coluna d’água, o que mataria toda a fauna e flora local. Ou seja, não dá para uma luz dessa existir, principalmente em um peixe tão pequeno. E, se no fundo do mar ele faz isso, imagine na superfície?
Ponyta
Outro Gen One que tem uma pokédex muito exagerada para quem é. Segundo a Pokédex do Pokémon X: “Consegue saltar prédios muito altos em um único pulo.” Ou seja, imagine um cavalinho, um potro praticamente, saltando os prédios no melhor estilo Superman dos primeiros quadrinhos. Não seria viável e, muito menos para quem estivesse montado nele.

Para saltos desse tamanho, a energia necessária seria comparável a projéteis de artilharia. Isso para subir, agora, imagine para descer? Imagine a aceleração que seria descer de um salto desses. Imagine o impacto na hora de aterrizar? A aceleração e o impacto destruiriam o próprio corpo do Pokémon. Inviável biologicamente, tanto para ele quanto para quem estivesse cavalgando.
Magikarp
Aqui eu só posso dizer: “Magikarpa, vai se ferrar!” De acordo com a Pokédex do Pokémon Platinum: “Uma Magikarp que vive por muitos anos pode saltar uma montanha usando Splash.” Quantos?? Quantos milhares de anos uma Magikarp tem que viver para fazer isso? A explicação mais básica para essa entrada é a lenda de que, quando as carpas conseguem pular muito e nadar contra a correnteza do rio, elas se transformam em dragões. Mas, para essa lenda, já temos a evolução do Gyarados, então, não precisa inventar outra lenda em cima da mesma lenda.

Sem contar que o movimento Splash, na prática, não faz nada. Então, não tem como. É tipo a Ponyta que falamos antes. Teria que gerar uma energia tão grande que seria como disparar um míssil antiaéreo. A afirmação liga duas ideias contraditórias: um movimento inútil e um salto fisicamente impossível. Literalmente, não faz sentido.
Sobre Pokémon
Pokémon é uma franquia multimídia criada pela Game Freak e publicada pela Nintendo, lançada inicialmente como um jogo de RPG para Game Boy em 1996. Os jogadores assumem o papel de treinadores que capturam e treinam criaturas chamadas Pokémon, com o objetivo de completar o Pokédex e se tornar o campeão da Liga Pokémon.
A franquia expandiu-se para diversos consoles, como Nintendo DS, 3DS, Game Boy Advance e Nintendo Switch, além de spin-offs, como Pokémon GO, que utiliza realidade aumentada. A série também inclui animações, filmes e um popular jogo de cartas colecionáveis. Pokémon é um dos maiores fenômenos da cultura pop global, com uma base de fãs fiel e diversos lançamentos contínuos.
Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.
