Você já conhece as raças, agora vamos falar sobre as Classes de RPG Básicas para que você comece a explorar mundos fantásticos.
Jogos de RPG são incríveis. Uma oportunidade real de se viver uma aventura emocionante. Você pode construir um personagem com a sua cara ou alguém completamente diferente, ter poderes e conhecimentos inacreditáveis e se tornar o salvador de todo um mundo. Claro que se você já jogou algum RPG eletrônico, como Dragon Age, Baldurs Gate, Divinity: Original Sin e Neverwinters, é bem provável que já esteja familiarizado com isso.
Ser um guerreiro brandindo uma espada. Um mago lançador de bolas de fogo. Um ladino esperto. Tudo o que você puder imaginar em um RPG está englobado em algumas classes básicas. Classes são como profissões. Um conjunto de habilidades que o seu personagem treina a vida toda e podem ser divididas em 3 grandes grupos: Combatente, Especialista e Arcano. Você já deve conhecer essas classes, mas se não, vamos falar sobre elas.
Vamos dar uma pincelada sobre elas e mostrar que, apesar de básicas, elas podem ter infinitas ramificações e utilidades, indo muito além da fantasia medieval e podem englobar praticamente qualquer coisa. Não vamos falar de estatísticas e números para que você possa usá-los em todos os sistemas mais famosos. Esses números você pode encontrar nos livros básicos ou livros especializados como Livro de Classes de Prestigio da editora Daemon ou no Manual do Jogador de D&D.
Table of Contents
Classes de RPG Básicas
Apesar de o nome ser “básicas” o correto seria dizer “classes raiz” ou “classes primárias”, pois, a partir dela se derivam vários outros tipos de heróis aventureiros. Um guerreiro pode ser um guerreiro, mas pode ser um paladino, um samurai, um arqueiro ou qualquer outro tipo de combatente. Para facilitar, vamos dividir ela em Combatentes, Especialistas e Arcanos, assim, temos como classificar eles mais facilmente em suas funções dentro de um grupo.

Dentro do RPG, o grupo é a coisa mais importante você pode pensar, pois o game é voltado para a cooperação e não para a competição. Aqui você precisa pensar em quais são as suas habilidades e como complementá-las com a dos seus amigos. Se o grupo não é diversificado, vocês podem ser facilmente derrotados por uma simples armadilha do mestre.
Vários guerreiros não conseguiriam lidar com um abismo ou armadilha mágica. Um grupo só de magos terá pouca vantagem em combate contra criaturas mais fortes e poderia ser derrotado. Vários especialistas poderiam ser versáteis, mas não conseguiriam lidar com problemas que exigiria o uso da força bruta.
Claro que existem as classes avançadas, como um Guerreiro Mago, que é versado em combate e em mágica, mas, eles não seriam tão eficientes em nenhuma das duas áreas no começo do jogo e por isso, os jogadores só podem assumir esse papel quando eles são mais poderosos e avançados.
Tudo varia também do universo que você está jogando e do que está disponível na mesa. O Capitão América pode ser facilmente classificado como um guerreiro especializado em escudos, e a Aloy, de Horizon Zero Down, não deixa de ser uma ranger só porque os animais são robôs ou porque sua “magia” é baseada em tecnologia. Então, vamos ficar nas básicas no começo, para que todos possam ser eficientes e vencer os desafios.
Combatentes
Aqui temos o pessoal que parte para a porrada e aguenta elas também. Em geral, o mais comum é o próprio guerreiro, mas, eles podem ser tão versáteis em tantos campos, proficientes no uso de tantas armas que você poderá nem mesmo reconhecê-los mais.
Guerreiro
Aqui está a classe mais básica do jogo. São os combatentes. Usam armas de todo o tipo e podem se beneficiar de armaduras mais variadas, desde as completas e pesadas, até as mais leves feitas de couro ou outro material equivalente. O mais comum é pensar no guerreiro medieval com uma espada e um escudo, mas qualquer lutador pode ser um guerreiro.
Desde o arqueiro elfo ao anão com machado de duas mãos, guerreiros são, em geral, os líderes e os mais valentes do aventureiros. As maiores histórias de fantasia épica são protagonizadas por guerreiros em sua grande maioria. Aquiles da Guerra de Troia, Master Chief em Halo e até o Rambo. Todos guerreiros em sua essência.

Paladino
Este é um guerreiro especial, pois foi dotado dos poderes dos deuses para espalhar a justiça e paz por onde passa. A maior diferença entre esse guerreiro e um guerreiro tradicional é a sua moralidade e código de conduta. Enquanto um guerreiro pode ser um mercenário, atacar pessoas sem remorso ou cometer alguns deslizes, como roubar alguma coisa de vez em quando, o paladino nunca fará isso.
Ele tem um dever moral de ser o farol de luz que levará esperança aos oprimidos em nome da sua divindade patrona. Ele tem poderes especiais vindos dos deuses, como o poder de curar ou destruir os seres malignos, mas para mantê-los é preciso seguir o código de conduta de seu deus ao pé da letra (um paladino do deus da verdade nunca pode mentir, por exemplo).
O Rei Arthur, por exemplo, poderia ser um paladino, já que ele tinha que cumprir um código de conduta rígido ou perderia sua espada mágica, Excalibur.
Bárbaro
A principal diferença entre um guerreiro e um bárbaro está em suas origens tribais e culturais. Aqui temos um tipo de guerreiro mais “cru”, sem todo o refino das técnicas de esgrima e uso de armaduras metálicas. Aqui temos alguém que viveu em ambientes rústicos e selvagens, cresceu enfrentando monstros perigosos e luta com toda a sua força.
O bárbaro vai preferir armas maiores, como espadas de duas mãos e machados de guerra, e, em maior a luta pode se entregar a uma fúria assassina que destruirá os seus inimigos (e as vezes até aliados) e só parará quando todo mundo estiver morto. Não pense no bárbaro como alguém burro ou tapado. Conan, o Bárbaro, é um guerreiro culto e excelente estrategista no combate.

Arcanos
Os personagens arcanos são aqueles que se beneficiam da magia para o combate e outras funções, como curas, por exemplo. Estas classes exigem menos força e mais inteligência, o que lhes garante menos dano em combate corpo a corpo ou pontos de vida, mas para isso estão aí os guerreiros. Deixe que eles lutem enquanto você se prepara para lançar uma bola de fogo e fazer os inimigos pensarem duas vezes antes de mexer com vocês.
Magos
Magos são estudiosos arcanos que se especializam em magia arcana. Eles estudam velhos livros e pergaminhos, estão sempre a procura de aprender algo novo ou desvendar um segredo. Aqui você abre mão de ir para a frente de combate e se torna alguém que vai auxiliar seus companheiros seja aumentando o dano deles, ou lançando magias poderosas nos inimigos.
“Mas o Gandalf é mago e tretou com o Balrog!” Claro, mas o Gandalf tem milhares de anos, o que significa milhares de níveis de experiência. Quando seu personagem tiver tantos níveis de classe quanto o Gandalf aí você pode dispensar o grupo e ir lutar contra uma criatura como o Balrog. Até, lá, mantenha-se com seus amigos. Elminster, de Forgotten Realms, também é poderoso demais para ser um mago de nível 1.

Feiticeiro
Feiticeiro é alguém diferente do mago por um motivo simples: ele nasce com o dom da magia! Seja por algum motivo mistico, como uma maldição ou benção, seja por ele ser filho de alguma entidade mágica poderosa, como um dragão, esse personagem nasceu com a capacidade natural de lançar magias.
Diferente do mago, ele não precisa estudar para conjurar seus poderes, porém, ele fica limitado a somente algumas mágicas e não pode aprender outras. Aqui você tem a facilidade de não precisar de tanta preparação ou ingredientes para conjurar um poder, mas não é tão versátil quanto mago.
Bruxo
Embora em praticamente todos RPGs, Bruxos e Magos sejam a mesma coisa, o mundo de Harry Potter nos introduziu uma nova definição de “bruxo”: Alguém que nasce com poderes mágicos (como o feiticeiro) mas que, para usá-los e dominá-los, estuda a magia (como um mago) e, por último, precisa de um objeto para canalizar esse poder. Então, poderíamos colocar esse bruxo numa categoria a parte.
O Bruxo é alguém que aprende suas magias em livros ou pergaminhos e pode conjurá-las quantas vezes ele quiser, mas, ele depende de um “fetiche”, ou seja, ele precisa de um objeto para canalizar seus poderes. Esse objeto pode ser uma varinha, báculo ou carta mágicas.
Sem esse “fetiche” o bruxo fica incapacitado de usar seus poderes ou não tem um controle sobre eles, podendo causar acidentes aos amigos ou a ele mesmo. Nessa categoria, colocamos os personagens da saga Harry Potter com suas magias e varinhas.

Clérigo
O clérigo é um sacerdote ou padre que, assim como o paladino, tem a missão de levar a palavra de seu deus aos povos distantes e converter os infiéis a sua fé. Ele é um tipo de personagem muito valorizado principalmente por seu poder de cura e poderes de melhorar as habilidades dos companheiros. Se você já jogou de clérigo em algum MMO sabe como é importante ter alguém dessa classe em um grupo.
Porém, assim como o paladino, o clérigo precisa seguir o código de conduta do seu deus ou será punido com a perda dos poderes especiais. Isso pode refletir no uso de seus equipamentos. Um clérigo guerreiro pode usar armas pesadas, como maças ou martelos, mas um clérigo pacifista pode ser proibido de usar qualquer tipo de arma.
Frei Tuk, da história de Robin Hood, pode ser considerado um clérigo, mas, por não ter poderes, ele não costuma ser associado a classe. Atualmente temos a “Princesa Preferida dos Deuses”, a clériga de Shar, Umbralma, de Baldur’s Gate 3, como a mais famosa representante dessa classe.

Druida
Esse é um tipo de mago da natureza. O druida usa sua empatia com as forças da natureza para conjurar suas magias e proteger a floresta. Ele seria algo como um “clérigo da natureza”. Além dos poderes relacionados a natureza, eles podem ter companheiros animais que lutaram por eles, como lobos ou ursos (claro, isso depende do seu nível de personagem).
Em geral, a raça que mais produz druidas são os elfos, mas outros personagens também podem ser druidas, basta querer proteger a natureza. Novamente, isso não se resume só a fantasia medieval. Aratak de Horizon Zero Down é um claro exemplo de um druida.
Especialistas
Estes são os personagens versados em várias áreas diferentes que não necessariamente são o combate ou magia. Aqui você encontra classes que podem cumprir funções importantes, dentro e fora do combate. Eles são mais estratégicos e vão ajudar de formas variadas. Se você gosta de ser o “mais esperto”, então seu jogo é aqui.
Ladino
Ladino é o herói especializado em “conseguir coisas dos outros” ou “remover pessoas indesejadas de formas discretas”. Ladinos vão ser personagens que ajudam desativando armadilhas, matando alvos furtivamente ou roubando as coisas. Eles não são os melhores combatentes, mas uma dose de veneno na bebida do guerreiro é tão eficiente quanto uma espada ou machado.
A série Assassin’s Creed é toda sobre ladinos. Alguns tem funções mais específicas como assassinos e hackers, mas, essencialmente, eles são ladinos. Andam nas sombras, agem furtivamente, roubam e saem sem ser vistos. Mas também temos o atual e mais famosos ladino dos games, Astarion, como um representante dessa classe.

Bardo
O bardo, ou menestrel, é um tipo de ladino diferente. Ele não é só especialista em roubos e furtos, desativar armadilhas ou andar em masmorras. O bardo é um diplomata. Ele é especializado em lábia, diplomacia ou mentiras, para convencer os outros a fazer o que ele quer ou precisa. Ouvir rumores ou descobrir informações, também é com ele.
Sua especialidade também é inspirar os outros com sua música e magia. Ele pode ajudar os heróis a ter mais coragem, curar feridas, lutar com mais habilidade ou iludir os inimigos. Não pense que só personagens como o Jasker, de The Witcher, podem ser bardos. O Coma-Doof Warrior de Mad Max: Road of Fury também pode ser um representante dessa classe.

Ranger
Ranger é a contraparte especialista do druida. Aqui temos um guerreiro da floresta. Alguém que rastreará os inimigos pelos terrenos difícil, buscar a caça, sobreviver em ambientes inóspitos e vencer a natureza. Um ranger não precisa ficar restrito a floresta. Eles podem se especializar em vários ambientes e ser úteis em vários níveis.

Um beduíno que domina toda a paisagem do deserto, um indígena ou um esquimó, podem ser tipos de rangers de diferentes biomas. Além das habilidades de sobrevivência, rangers podem ter acesso a um companheiro animal e magias vindas dos deuses da natureza. Os mais famosos certamente são Aragorn, em Senhor dos Anéis, e Hawk, de Caverna do Dragão, mas que ficou conhecido por aqui como Guarda.
Classes de Prestigio
Da mesma forma que o MMORPG Ragnarok, no RPG de mesa um aventureiro pode se tornar um especialista em algum tipo de técnica ou habilidade e adotar uma classe de prestígio. Aqui é que você se tornará alguém mais focado em um determinado estilo ou poder. Por exemplo, um guerreiro pode se tornar um Samurai ou um mago pode se especializar em mortos-vivos e se transformar num necromante.
Alguns exemplos de Classe de Prestigio são, por exemplo, Assassinos, Magos Elementais, Xamãs, Necromantes, Arquimagos, Caçador de Recompensas, Espadachins e outros. Tudo depende de quais são as opções disponíveis no mundo e do sistema que você está usando. Adapte o que precisar e seja feliz.
Não é só porque está escrito no livro de regras que um bardo não pode usar armas pesadas que você não possa permitir seu jogador de usar uma enorme gaita de fole para dar porrada nos inimigos se ele tiver uma história legal.
E aí, qual é a sua classe preferida de jogar? Conte aí nos comentários e compartilhe com os seus amigos que estão jogando para que vocês possam saber quais são as classes mais legais. Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.
3 thoughts on “Explicando as Classes de RPG”