38 patentes agora estão gratuitas para usar como parte do Compromisso de Patentes de Acessibilidade da empresa, demonstrando o empenho contínuo da EA Games e Acessibilidade a jogos com inclusividade
A Electronic Arts continua seus esforços para garantir que os vídeo games possam ser jogados pelo maior número possível de pessoas com mais 23 patentes para seu compromisso de patentes de acessibilidade, uma iniciativa que permite que ferramentas e tecnologias de acessibilidade sejam disponibilizadas para desenvolvedores de toda a indústria, de maneira gratuita.
As 23 patentes estão sendo adicionadas após o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e incluem melhorias na geração e reconhecimento de fala e áudio, assim como variações de tecnologias já disponibilizadas anteriormente. Além disso, a EA está lançando um plugin para a Unreal Engine 5 que permite o uso in-engine de IRIS, a ferramenta de análise de fotossensibilidade da EA, que foi disponibilizada em código aberto como parte da atualização do compromisso do ano passado.
Com esse plugin de IRIS, desenvolvedores que criam seus jogos na Unreal Engine 5 podem analisar e identificar, em tempo real enquanto testam seus jogos, os frames que podem potencialmente afetar os jogadores e jogadoras que possuem fotossensibilidade.
Para Blanca Macazaga Zuazo, Designer de Software para Player & Quality Insights (PQI) Tech da EA, uma das contribuições mais interessantes feitas hoje é o código aberto de um novo plugin desenvolvido pela EA para Unreal Engine 5 que permite o uso no motor de A tecnologia de análise de fotossensibilidade da EA, IRIS, que foi de código aberto como parte da atualização do compromisso do ano passado.
Afinal, Blanca é uma das principais desenvolvedoras do IRIS e de seu novo plugin, e assumiu como missão criar, melhorar e desenvolver tecnologias baseadas em acessibilidade para permitir que o maior número possível de jogadores jogue e se divirta.

“Nós acreditamos que os jogos devem ser acessíveis para todos e nossas equipes de ponta estão sempre buscando novas maneiras de fazer com que isso seja realidade,” disse Kerry Hopkins, Vice-Presidente Sênior de Assuntos Globais na EA, “Ao disponibilizar essa tecnologia para outros desenvolvedores, nós continuamos nosso trabalho de melhorar a acessibilidade e inclusão para jogadores e jogadoras ao redor do mundo, removendo barreiras para esse acesso.”
Quais são as novidades da EA Games e Acessibilidade?
A adição de 23 patentes mais do que dobra o número total de patentes do compromisso desde o início de 2021. Entre as patentes sendo adicionadas esse anos, temos as seguintes tecnologias:
- Reconhecimento de Fala Inteligente Personalizado: Um sistema de reconhecimento de fala que otimiza a precisão e eficiência do reconhecimento de fala ao utilizar mapeamentos de fonemas personalizados para cada usuário, para uma melhor compreensão de sotaques e variações de pronúncia, como das daqueles que possuem deficiências de fala.
- Geração de Falas Expressivas de A Partir de Dados de Texto: Um sistema que gera áudios de fala expressivos a partir de dados em texto, e permite um maior controle e personalização da fala gerada baseado no estilo de fala escolhido e os atributos do orador ou oradora.
- Geração de Fala na Voz de um Jogador ou Jogadora de um Videogame: Um sistema que pode gerar falas com a voz de um jogador ou jogadora, para seu avatar, baseado em dados de amostras de fala.
- Learning: Um sistema que pode envelhecer ou rejuvenescer uma voz para a idade escolhida, sem a necessidade de amostras de voz adicionais.
- Alteração de Estilo Musical com Base em Emoções Usando Deep Learning: Um sistema que identifica a emoção do jogador e jogadora enquanto jogam e ajusta a trilha sonora de fundo para se adequar melhor a essa emoção.
- Seleção Dinâmica de Funcionalidades de Fala em Dispositivos do Cliente: Um sistema que automaticamente detecta e habilita tecnologias de reconhecimento de voz em um dispositivo para jogos.
Entre outras coisas, essas tecnologias de acessibilidade patenteadas podem ser utilizadas para melhorar a experiência de jogo de quem tiver distúrbios de fala ou quem preferir ou precisar de assistência para se expressar verbalmente. Elas podem permitir que a fala desses jogadores e jogadoras seja reconhecida e refletida no jogo de maneira mais eficaz, representando sua idade, emoção, idioma e estilo de fala.

O compromisso da EA com patentes de acessibilidade reforça os esforços existentes da empresa para tornar seus jogos e experiências mais acessíveis, alcançando milhões de jogadores e jogadoras com deficiência em todo o mundo. O portal de acessibilidade da Electronic Arts é um recurso online em que os fãs podem conhecer as funcionalidades de acessibilidade dos jogos da EA, relatar preocupações e fazer sugestões para melhorias.
No ano passado, a EA se comprometeu com quatro patentes de acessibilidade que facilitam a experiência dos jogadores e jogadoras e eliminam barreiras nos jogos. A empresa também disponibilizou como código aberto o IRIS, uma ferramenta que simplifica a análise de conteúdos com luzes piscantes ou padrões espaciais de rápida mudança, auxiliando quem desenvolve a detectar potenciais problemas de fotossensibilidade ainda no início do processo de desenvolvimento.
Nos anos anteriores, a EA disponibilizou como código aberto o Fonttik, uma ferramenta que identifica automaticamente textos em conteúdos visuais e verifica se eles atendem aos critérios de tamanho e proporção de contraste especificados, facilitando a checagem para garantir que o texto seja legível por jogadores e jogadoras com diferentes condições de visão. Em 2021, o primeiro anúncio de compromisso com patentes de acessibilidade da EA incluiu o patenteado “Ping System”, utilizado em Apex Legends™, que foi amplamente bem recebido pelos fãs.
Sobre a Electronic Arts
A Electronic Arts (NASDAQ: EA) é uma líder global em entretenimento interativo digital. A empresa desenvolve e entrega jogos, conteúdos e serviços online para consoles conectados à internet, dispositivos móveis e computadores pessoais.
No ano fiscal de 2024, a EA registrou uma receita líquida GAAP de aproximadamente US$ 7,6 bilhões. Com sede em Redwood City, Califórnia, a EA é reconhecida por um portfólio de marcas de alta qualidade e aclamadas pela crítica, como EA SPORTS FC™, Battlefield™, Apex Legends™, The Sims™, EA SPORTS™ Madden NFL, Need for Speed™, Titanfall™, Plants vs. Zombies™ e EA SPORTS F1®. Mais informações sobre a EA estão disponíveis em www.ea.com/news.
Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.