Jogar com amigos o novo game da franquia da FromSoftware, Elden Ring Nightreign, não deixou as coisas mais fáceis
Tenho que confessar que não sou o maior fã dos jogos estilo Soulslike. Acho que a fanbase dos games da FromSoftware, como um jogo “que só os verdadeiros hardcore gamers jogam” e “os casuais não são gamers de verdade” e outras coisas assim realmente me afastaram dessa experiência. Também tenho que admitir que não sou fã de jogos muito difíceis mesmo.
Eu realmente evito qualquer coisa que me atrapalha de curtir a história do jogo, pois eu já não tenho mais tempo o bastante para jogar tantos games quanto queria e muitos que eu ainda quero jogar estão na fila. Então, curtir uma boa história para mim é mais importante do que o suposto desafio de vencer chefes ou resolver puzzles complexos.
Dito, isso Elden Ring Nightreign (site oficial) é um jogo incrível e que entrega tudo oque os fãs mais ávidos dos jogos ao estilo soulslike mas deixa de lado uma parte que muitos acham uma das partes mais divertidas dos jogos: o PVP. Eu, particularmente, acho isso ótimo. Afinal, já não basta os monstros e você ainda tem que ficar de olho nos colegas?
Sendo esse meu primeiro soulslike, eu posso dizer que a experiência de jogar em multiplayer um jogo difícil é boa? Vale a pena investir em Elden Ring Nightreign? Vamos falar sobre isso e, se você ficar com dúvidas, deixe um comentário.
Elden Ring Nightreign
O mal chega em três noites
O jogo começa com um guardião, um dos heróis disponíveis no game, explorando uma vasta area aberta, noturna, desolada e sem esperança. Você ataca alguns inimigos enquanto aprende os movimentos básicos do game. Então, chega a um ponto onde um dos outros heróis do game que está caído no chão deve ser ajudado, ensinando a você a técnica para reanimar seus colegas caído batendo neles.

Então, você e esse aliado controlado pela IA do jogo vão enfrentar um chefe em uma daquelas batalhes que você deve perder típicas dos jogos ao estilo soulslike (e que provavelmente já tem vídeos de gente vencendo a batalha que deveriam perder) e é enviado a um lugar chamado Mesa Redonda. Lá, uma garota que se identifica como Sacerdotisa diz que precisa de nossa ajuda para derrotar um grande mal, os Senhores da Noite, que se aproximam em três noites.
Agora, cabe a nós, no papel de um dos heróis dessa Mesa Redonda, se juntar aos outros e sobreviver essas três noites, caçando criaturas e derrotando esse mal. Porém, não será fácil, como todos os games da linha soulslike são.
Além do Anel Pristino
Elden Ring Nightreign tem uma história paralela relacionada ao universo de Elden Ring, mas segue principalmente os contos das 8 classes (Nightfarers) por meio de 8 missões pessoais diferentes. Não há muita oportunidade de saber sobre o que está acontecendo no resto do mundo, e você chega ao final do jogo relativamente rápido, finalizando o enredo principal sem muita cerimônia. Dito isto, as histórias dos personagens ainda são muito bem-feitas, dando vislumbres intrigantes da vida de outros seres além dos Manchados no universo ER.
A FromSoftware “condensou” os elementos da jogabilidade de Elden Rings para criar uma experiência em ritmo acelerado que oferece os destaques dos elementos de RPG enquanto se concentra na execução do combate. Isso significa que seu loop de jogo parece uma exploração cronometrada muito rápida de Limgrave em Elden Ring por meio de expedições, seguida por algum tempo ocioso na Mesa Redonda.
O foco principal deste jogo são as expedições, onde você parte com outros 2 jogadores para conquistar Limveld. Para resumir uma corrida geral, você cairá em um ponto aleatório no mapa, eliminará alguns inimigos e subirá de nível até o nível 2.

Em seguida, você gastará cerca de 5 minutos limpando vários locais para ganhar itens e bônus passivos antes que uma noite se passe e engula uma parte do mapa, assim como um battle royale. Você fará isso duas vezes antes de enfrentar o primeiro chefe, receberá um bônus especial, então aquela noite está completa e você explorará o mapa por mais um dia.
Como era de se esperar, cada chefe de cada noite é mais difícil que o anterior, e depois você aparecerá na sala do chefe final, onde fará alguns upgrades e enfrentará o desafio final. Se seus companheiros de equipe morrerem em qualquer ponto da corrida, você pode levantá-los batendo neles, e se todos morrerem, você perde um nível e é o fim da corrida.
“Corrida” é um termo bem adequado, pois você vai ficar muito tempo correndo pelos campos abertos de Limveld e ir do ponto A ao B, derrotando monstros e depois correndo para o próximo monstro. Para mim, essa experiência foi um pouco estranha: eu não tinha tempo para analisar os prêmios e ver oque era melhor do que o meu equipamento atual ou se valia a pena pegar ou não aquela arma que eu não sabia se era adequada para o meu personagem e nem se os itens que os inimigos dropavam eram bons ou não. Então, eu nunca sabia se estava ou não preparado para o resto dos desafios que vinham a seguir.
Um pouco perdido
Outro detalhe era o fato de não saber exatamente para onde ir. Cada um dos jogadores colocava um marcador no mapa, cada um corria para um lado e cabia a mim escolher um e seguir, sem nem sabe se estava indo para o lado correto. Então, depois de derrotar dois ou três monstros diferentes, chegamos a um ponto do mapa onde surgem ondas de inimigos. Vencendo eles, termina um dia.
A progressão neste jogo é definida apenas por alguns aspectos; As entradas de diário, que revelam mais sobre cada um dos heróis, e relíquias mencionadas acima você adquire ao sair em expedições.
Relíquias são itens que você pode equipar em seus personagens para bônus especiais em sua próxima expedição, o que pode ser bastante revolucionário, especialmente com as relíquias exclusivas que você ganha ao desbloquear entradas de diário.

À primeira vista, a Mesa Redonda parece ter uma riqueza de conteúdo, mas na realidade não oferece muito. Quaisquer NPCs ou personagens que estão lá dirão apenas algumas linhas de diálogo e fornecerão pouco em termos de conteúdo. Como tal, o objetivo final do jogo é simplesmente desbloquear roupas com a moeda que você obtém ao terminar as expedições.
No geral, a progressão pode ser decepcionante para quem gosta de personalização de personagens com estatísticas e combinações de armas, já que realmente não há muito neste quesito além das diferenças básicas de classe e bônus de estatísticas de relíquias.
Se você é um tipo de pessoa que gosta de criar um personagem com uma aparência e classe única, pode parecer um pouco monótono e você estará se concentrando em simplesmente completar os objetivos de suas expedições e passar para o próximo Senhor da Noite o mais rápido possível. Se você é o tipo de jogador que experimenta muitos personagens e classes diferentes, provavelmente sentirá que há uma boa variedade no geral; você ativará um objetivo ou missão do seu Diário, fará uma expedição e retornará para continuar para a próxima etapa, depois faça umas melhorias e repita para o resto.
O Combate
Agora, para a parte em que Nightreign realmente brilha: o combate! E isso realmente deve ser o auge do jogo, já que este é o combate de Elden Ring, mas ajustou alguns aspectos para ser mais rápido e dinâmico. A adição de Estatísticas de Classe e Habilidades de Classe determina ainda mais como você joga em combate a cada corrida dentro de sua equipe ou mesmo sozinho. Este não é um conceito novo para jogos, mas é relativamente novo para a FromSoftware, e isso é algo que eu adoraria ver mais em outros títulos.
Misturar habilidades de classe e ultimates com habilidades de armas e feitiços oferece exponencialmente mais opções em termos de coisas que você pode fazer com a fórmula de combate de Elden Ring, permitindo algumas builds realmente interessantes. Você poderá combinar armas com classes que normalmente não as usariam, como magos usando espadas gigantescas para enfrentar alguns velhos conhecidos da franquia.
Mesmo que os inimigos de Elden Ring tenham sido quase exclusivamente reutilizados, ainda parece uma nova experiência combatê-los com este novo sistema porque muda a maneira como você aborda as lutas, mesmo que você tenha lutado contra um chefe ou inimigo inúmeras vezes antes em Elden Ring. A velocidade com que você se move permite que você determine quando lutar e quando fugir, realmente permitindo que você controle quando se sente confortável em se envolver.
Nightreign não é um jogo longo em termos de história principal, que pode ser concluído em cerca de 20 horas para um jogador médio, dependendo da rapidez com que você entra em partidas multiplayer e da habilidade daqueles com quem você joga.
Grupos experientes provavelmente podem destruir os chefes em cerca de 35 minutos por run. Se você planeja desbloquear todas as Lembranças de todos os personagens e skins, pode calcular uma boa quantidade de conteúdo com mais umas 35 horas. Isso se os trajes e missões forem motivação suficiente para continuar repetindo as corridas.
A rejogabilidade do jogo é muito alta, graças à variedade de classes e à randomização do loot, e com o DLC já anunciado para este ano, podemos esperar que este se torne um daqueles jogos aos quais você sempre volta sazonalmente, pois você vai querer conferir novas roupas, classes e chefes, já que a oferta inicial é um pouco baixa.
Gráficos e Áudio
Elden Ring Nighreign está em desenvolvimento desde 2021, por isso parece e funciona quase exatamente como o jogo original de Elden Ring. Isso significa que o excelente design e a direção de arte foram transportados completamente para esse novo jogo. E este novo mundo é intrigante e bonito em seu próprio estilo único de pintura de fantasia. A Direção de Arte aproveitou a antiga engine bem o suficiente para que não pareçam datados.
Os designs para chefes e inimigos, novos e antigos, são muito bem-feitos, e as lutas contra chefes Senhores da Noite são espetáculos realmente incríveis, dignos das longas corridas necessárias para chegar até eles.
Em termos de desempenho, o jogo no PC roda suave, mas eu tive alguns problemas com o foco nos inimigos. O jogo deu algumas engasgadas no momento em que o chefe pulou rapidamente de um lado para o outro e a câmera travava, até que o chefe se posicionasse e o jogo voltasse. Claro, para um jogo online, esse travamento pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Em termos de música, a faixa de áudio do jogo é boa, com muitas trilhas sonoras de destaque. O tema principal da Mesa Redonda, “The Shrouded Roundtable Hold” é, e, especial, um destaque como a música melancólica e nostálgica perfeita para preparar o cenário para o seu tempo de espera entre as expedições. Os temas de chefe e exploração são fantásticos com os compositores originais de Elden Ring e SOTE.
Veredito sobre Elden Ring Nighreign
Após a obra-prima absoluta de Elden Ring, a FromSoftware está em uma situação muito difícil: monstrar se pode vencer as probabilidades da indústria e continuar sendo o rei dos RPGs de fantasia, ou se seguirá o caminho dos estúdios lendários anteriores e se tornará outra Bethesda ou Bioware.
Felizmente, parece que mesmo que Nightreign seja um experimento e economizou um pouco ao reutilizar ativos de seu agora muito valioso Elden Ring, o desenvolvedor conseguiu criar uma experiência de jogo muito envolvente que satisfará os desejos dos fãs por mais e mais multiplayer, mantendo uma experiência de combate familiar e inequivocamente divertida.
Elden Ring Nighreign

Prós e Contras
Prós
+ Gráficos excelentes feitos em uma engine já conhecida;
+ Música atmosferica e envolvente;
+ Combate familiar mas novo e dinâmico;
Contras
– Sem personalização de personagens;
– Histórias curtas e pouco exploradas;
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