Nintendo Processa Pocketpair por violação de patentes e não violação de direitos autorais
A Nintendo entrou com uma ação judicial contra a Pocketpair, a desenvolvedora por trás do Palworld, alegando violação de direitos de patente. O estúdio respondeu desde então, dizendo que a empresa tomará medidas sobre o assunto para “garantir que os desenvolvedores de jogos indie não sejam impedidos ou desencorajados de perseguir suas ideias criativas”. A Pocketpair chamou a situação de “infeliz”.
De acordo com um press release , a Nintendo e a The Pokemon Company entraram com o processo hoje, 18 de setembro, no Tribunal Distrital de Tóquio. “Este processo busca uma liminar contra infração e compensação por danos com base no fato de que Palworld, um jogo desenvolvido e lançado pelo Réu, infringe múltiplos direitos de patente”, disse o press release.
“A Nintendo continuará tomando as medidas necessárias contra qualquer violação de seus direitos de propriedade intelectual, incluindo a própria marca Nintendo, para proteger as propriedades intelectuais que ela trabalhou arduamente para estabelecer ao longo dos anos.“
Respondendo ao processo, a Pocketpair disse que a Nintendo não disse ao estúdio quais patentes específicas são supostamente violadas. O estúdio disse que ficou “impressionado” com a reação ao Palworld desde seu lançamento, e disse que é “infeliz” que o estúdio agora tenha que gastar tempo e dinheiro em questões “não relacionadas ao desenvolvimento de jogos” como resultado do processo.

“No entanto, faremos o máximo pelos nossos fãs e para garantir que os desenvolvedores de jogos independentes não sejam impedidos ou desencorajados de perseguir suas ideias criativas”, disse o estúdio.
O analista da Tokyo Securities, Hideki Yasuda, disse à Bloomberg : “A Nintendo entrar com esse processo por violação de patente, não violação de direitos autorais, significa que ela desistiu de argumentar que os personagens de Palworld são semelhantes aos de Pokémon.”
Yasuda acrescentou: “Mas isso mostra que a Nintendo tem mais maneiras de impedir jogos dos quais não gosta. A empresa possui muitas patentes relacionadas a mecânicas básicas de jogos que são usadas em muitos títulos disponíveis hoje.”
Em janeiro, a Nintendo disse que pretendia investigar a Palworld , dizendo que tomaria as medidas apropriadas para lidar com quaisquer atos que infrinjam direitos de propriedade intelectual relacionados a Pokémon. No entanto, em junho, a Pocketpair disse que ainda não tinha ouvido nada da Nintendo ou enfrentado qualquer ação legal .
Isso mudou agora com o processo da Nintendo contra a Pocketpair. O jogo tem sido um sucesso enorme, com 12 milhões de cópias vendidas no Steam até agora. A Pocketpair tem planos de continuar o Palworld, incluindo uma parceria com a Sony Music Entertainment para expandir os negócios da Palworld , bem como potencialmente adicionar microtransações .
Nintendo Processa Pocketpair. Veja a declaração completa:
“Nintendo Co., Ltd. (sede: Kyoto, Minami-ku, Japão; Diretor Representante e Presidente: Shuntaro Furukawa, “Nintendo” doravante), juntamente com a The Pokémon Company, entraram com uma ação de violação de patente no Tribunal Distrital de Tóquio contra a Pocketpair, Inc. (sede: 2-10-2 Higashigotanda, Shinagawa-ku, Tóquio, “Réu” doravante) em 18 de setembro de 2024.
Esta ação busca uma liminar contra violação e indenização por danos, alegando que Palworld, um jogo desenvolvido e lançado pelo Réu, viola vários direitos de patente.
A Nintendo continuará tomando as medidas necessárias contra qualquer violação de seus direitos de propriedade intelectual, incluindo a própria marca Nintendo, para proteger as propriedades intelectuais que ela trabalhou arduamente para estabelecer ao longo dos anos.”
Veja a declaração completa da Pocketpair:
“Ontem, uma ação judicial foi movida contra nossa empresa por violação de patente. Recebemos notificação dessa ação judicial e iniciaremos os procedimentos legais e investigações apropriados sobre as alegações de violação de patente. Neste momento, não temos conhecimento das patentes específicas que somos acusados de violar, e não fomos notificados de tais detalhes. A Pocketpair é uma pequena empresa de jogos indie sediada em Tóquio.
Nosso objetivo como empresa sempre foi criar jogos divertidos. Continuaremos a perseguir esse objetivo porque sabemos que nossos jogos trazem alegria a milhões de jogadores ao redor do mundo. Palworld foi um sucesso surpreendente este ano, tanto para os jogadores quanto para nós. Ficamos impressionados com a resposta incrível ao jogo e temos trabalhado duro para torná-lo ainda melhor para nossos fãs. Continuaremos aprimorando Palworld e nos esforçaremos para criar um jogo do qual nossos fãs possam se orgulhar. É realmente lamentável que sejamos forçados a alocar um tempo significativo para questões não relacionadas ao desenvolvimento do jogo devido a este processo.
No entanto, faremos o máximo pelos nossos fãs e para garantir que os desenvolvedores de jogos indie não sejam impedidos ou desencorajados de perseguir suas ideias criativas. Pedimos desculpas aos nossos fãs e apoiadores por qualquer preocupação ou desconforto que esta notícia tenha causado. Como sempre, obrigado pelo seu apoio contínuo à Palworld e a Pocketpair.”
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Fonte: Gamespot