Produção de GTA 6 não pode ser paralisada por estar em desenvolvimento a mais de um ano e por regra criada antes da fusão dos sindicados SAG e AFTRA
Atores de videogame estão em greve: O sindicato SAG-AFTRA, com aproximadamente 160.000 membros, afirma que os principais desenvolvedores de jogos se recusaram a incluir proteções suficientes contra IA generativa em seus contratos. Os criadores do jogo discordam e, por enquanto, as partes estão num impasse.
A greve significa que os atores sindicais não trabalharão em novos jogos em produção em vários grandes estúdios até que cheguem a um acordo sobre um novo contrato. A Take-Two Interactive, empresa controladora da Rockstar, é uma das desenvolvedoras de jogos que está sendo atingida, mas Grand Theft Auto 6 pode não ser afetado.
GTA 6 e muitos outros jogos estão isentos da greve, porque ela não afeta jogos que iniciaram a produção há mais de um ano, segundo declarações do sindicato e dos criadores de jogos, de acordo com as informações do Kotaku. Num FAQ, a SAG-AFTRA explica que “algumas empresas têm jogos que não podem ser cancelados devido a certos termos contratuais” e por isso “é mais fácil pensar na greve em termos de jogos atingidos do que de empresas atingidas”.

Em um relatório sobre Aftermath, o diretor de contratos da SAG-AFTRA, Ray Rodriguez, disse que o sindicato “obviamente não está feliz com” a isenção do GTA 6, mas afirmou que a regra sobre jogos já em desenvolvimento existe, dizendo que foi “negociada” um acordo legado criado antes da fusão dos sindicatos SAG e AFTRA. “É uma regra que o sindicato resultante da fusão basicamente herdou, o que considero uma loucura”, disse Rodriguez. “Mas está aí.“
O FAQ do sindicato observa, no entanto, que “embora os membros não sejam punidos por trabalhar nesses jogos, eles ainda podem optar por ser solidários com seus colegas, recusando-se a cruzar uma linha de piquete para esses jogos, e seu empregador está contratualmente proibido de discriminando-os por esta escolha.”
Em outras palavras, os atores que são convidados a trabalhar em jogos que não foram atingidos pela greve, mas se são produzidos por empresas que afetadas pela greve – como o caso de GTA 6 – podem optar por recusar as ofertas. Isso poderia incluir atores que anteriormente trabalharam em jogos sob contratos diários e estão sendo solicitados a assinar novos.
O objetivo da greve é formalizar “uma compensação justa e o direito de consentimento informado para o uso de rostos, vozes e corpos [de atores] por IA”, disse o diretor executivo nacional da SAG-AFTRA, Duncan Crabtree-Ireland, em um comunicado esta semana. Os desenvolvedores de jogos afirmam que já ofereceram proteções que estão “entre as mais fortes da indústria do entretenimento”, mas no relatório Aftermath, Rodriguez explica que o sindicato está insatisfeito com as proteções específicas oferecidas aos artistas de captura de movimento. GTA 6 está programado para ser lançado no outono de 2025.
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Fonte: PC Gamer