Para os fãs do canal de Youtube, Viva La Dirt League, Nice Day for Fishing é uma aventura divertida e cheia de referências
Conheci o canal do grupo Viva La Dirt League (Canal Youtube), criado por Rowan Bettjeman, Alan Morrison e Adam King, da mesma forma que a maioria das outras pessoas, através das parodias de MMORPG do quadro Epic NPC Man, onde Greg, o Fazendeiro de Alho, dá aos jogadores do fictício MMO Skycraft quests e acontecem situações comuns a todos os gamers. Armaduras femininas ridiculamente curtas, ficar skipando as falas do NPC, receber recompensas desapontantes ou roubar o NPC até deixá-lo de cueca. Quem nunca?
Todos os vídeos ajudaram a criar um mundo de Azerim com NPCs distintos, localidades marcantes como a vila de Honeywood e Schumagaroff (que só conhecemos pelos dragões) e outras coisas que formam o Skycraft. E, pelo tamanho e complexidade que seria fazer um jogo com o mesmo nível de imersão e interatividade que vemos nos vídeos, o grupo se juntou ao estúdio FusionPlay e a Team17 (site oficial) para o simpático game pixel art, Nice Day for Fishing.
Uma aventura onde acompanhamos o NPC pescador Baelin, o típico NPC que fala apenas uma frase dos jogos de RPG mais antigos, e vive apenas para pescar e é recheado de referências aos vídeos que os fãs vão adorar ficar caçando. Mas e para o resto dos possíveis jogadores? Vale a pena investir? Vamos falar sobre o jogo e, se você ficar com dúvidas, é só deixar um comentário.
Nice Day For Fishing
Hello, Adventurer!
O mundo de Azerim é um mundo de aventuras, dragões e pequenas vilas repletas de gente carismática e com problemas que precisam ser resolvidos. Problemas que vocês, os aventureiros, podem resolver através de quests. E você consegue essas quests com vários NPCs na cidade, como Greg, o fazendeiro que planta alho, Bodger, o ferreiro, ou Euginie, que vai te dar missões de escolta. Começar uma aventura nessa cidade e pegar essas missões lhe levam a vários outros lugares e conhecer novas pessoas. Mas, entre os NPCs da cidade inicial, Honeywood, está o simpático Baelin, o pescador.

Baelin começa seu dia indo pescar e termina depois de pegar alguns peixes e cumprimenta a todos com a sua frase típica: “Mornin’. Nice Day for Fishing. Hahá”. Baelin é um NPC que só tem uma frase e uma ação. Ele está ali apenas para encher o local com personagens e parecer que a cidade é populosa. Mas, não o subestime e nem tente sacanear ele, pois ele vira nível épico no mesmo momento.

Em um dia típico, os jogadores aventureiros pegam suas quests, falam como s NPCs e matam monstros, mas naquele dia, o mago Baradun trouxe uma estranha caixa para a cidade. Uma caixa que atrai a atenção dos ladrões, Charlie e Bernard. Eles discutem se devem ou não roubar a caixa, mas Bernard lembra a Charlie que eles são ladrões e ladrões roubam, então, eles devem roubá-la. A caixa abre liberando algum tipo de força estranha que corrompe o game e faz todos os jogadores desconectarem e, ao mesmo tempo, transforam Baelin em um aventureiro. Ele não é mais um NPC. Agora ele pode aceitar quests e resolver problemas.
Problemas como o demônio que foi libertado por Baradun e o mais importante, onde estão todos os aventureiros? E como você resolverá isso? Fazendo o que faz de melhor: Pescando! Na pele (ou pixels) de Baelin você mostrará a todos que aquele dia, aquele dia é um bom dia para pescar!
Portal Awwaaayyy…
Logo nos primeiros minutos do jogo, Nice Day for Fishing é um verdadeiro festival de referências. Você vê os jogadores andando pela cidade que são figurinhas carimbadas dos vídeos, como o Death Knight, Paladino e outros. As vozes digitalizadas dos atores falando seus bordões também dão um charme para o game, deixando você com o coração quentinho de ouvir esses personagens tão familiares. Mas, com o tempo as referências vão ficando repetidas, afinal, ainda existe um contexto para o jogo e você precisa avançar.
Ao longo dos minutos, você começa a expandir seu mundo, saindo de Honeywood e indo para outros lugares, enfrentando inimigos e, principalmente, pescando. É através da pesca que você conseguirá as coisas para avançar no game. Pegar um certo número ou tipo de peixe nos lagos e rios de Azerim trarão recompensas, upgrades e permite que você avance na história.
O estilo pixel art fofinho que a FusionPlay trouxe para o jogo dá um ar de game da era 16 bits. Claro, os jogadores e fãs do canal Viva La Dirt League um dia esperavam ver um Skycraft como um MMO real? Talvez? Por enquanto, ficamos com essas versões fofinhas de Greg e companhia.

A mecânica de Pescar é um cabo de guerra que mistura timing com táticas leves de RPG. Você escolhe a isca, lança no peixe, aperta o botão de ataque para puxá-lo para fora da água, tenta se defender quando ele ataca e lança feitiços para aumentar as chances. Os peixes-chefes lutam de forçam você a aprimorar a vara, a linha e o chapéu de Baelin antes que você tenha alguma chance.
O ciclo se mantém dinâmico porque cada captura contribui para aprimoramentos de equipamentos, uma coleção crescente de peixes que pode lhe render mais feitiços e a própria história. Você também pode vender seus peixes para comprar vários chapéus e poções!
Momentos de plataforma adicionam uma surpresa à moda antiga. Conduzir o anzol por correntes de mão única lembra os blocos deslizantes dos primeiros ginásios Pokémon, e subir no barco traz uma sensação de jogar WindWaker. A viagem entre Honeywood e a costa é rápida, não como uma tarefa que você repete constantemente. Achei o equilíbrio entre conforto e desafio perfeito.
Os controles do game são melhores em um controle e parecem menos precisos em um teclado. Ainda assim, há tutoriais generosos incorporados às missões iniciais, então os novatos devem aprender sem problemas.
For the King and Country
O mundo de Baelin parece como um jogo da era dos consoles de 16 bits, mas roda com as taxas de quadros suaves de hoje.
A trilha sonora vibra com melodias suaves que combinariam com qualquer praça medieval. Você reconhece imediatamente a música da cidade de Honeywood que toca em todos os vídeos do Epic NPC Man. Ela toca em loop com frequência, mas a melodia suave nunca incomoda. Os bip-bipbips acelerados típicos de jogos RPG da época dos 16 bits, usados no lugar da dublagem completa, sobrepujam a música e tiram você do clima.

Diminuir os efeitos sonoros ajuda, claro. Mas se o elenco de vozes completo da equipe do VLDL tivesse gravado todas as falas, em vez de só deixar os bordões tocando a cada nova conversa, teria sido bem mais legal do que usar os bip-bips, mesmo que a gente entenda que a ideia é fazer uma referência aos games antigos (e dar muito menos trabalho, é claro).
Os controles deslizantes de acessibilidade também são escassos, é um ponto negativo de Nice Day for Fishing. Uma opção de mixagem de volume é o mínimo. Ter apenas dois controles deslizantes de áudio não é o bastante para um jogo feito hoje em dia, já que eu não quero que as vozes sumam junto com os barulhinhos, mas é isso que mexer no controle deslizante de efeitos sonoros fará se você diminuir demais o volume. Você só pode controlar a música e os efeitos sonoros, só isso.
A FusionPlay arrasa na pixel art. Baelin, Greg, Baradun e o restante do elenco de Honeywood se assemelham a suas versões live-action sem depender de uma imagem fotográfica, assim como as seus figurinos. Os telhados de madeira brilhante, os recifes de corais e as cavernas submarinas de Honeywood se destacam contra um céu azul brilhante.
Cavernas subaquáticas usam correntes que arrastam o anzol para enseadas escondidas, dando a cada zona um pequeno quebra-cabeça e cada nova ferramenta abre áreas de maneiras organizadas e visíveis. Os ícones da interface são claros e o desempenho do jogo é sólido. O jogo condensa o que você precisa em apenas três opções (inventário, mapa, missões). Ter uma tela mais limpa para simplesmente aproveitar o mundo do jogo foi revigorante. Também não senti nenhuma queda na taxa de quadros ou lag!
Veredito de Nice Day for Fishing
Para os fãs do grupo VLDL, o game é um deleite para os olhos e uma experiência legal de procurar por easter eggs e referências a cada fala, cada novo local e em cada descrição de um novo peixe. Nice Day for Fishing poderia ter sido um jogo cheio de piadas e feito para os fãs de Viva La Dirt League rirem. Mas é muito mais do que isso. É uma experiência completa genuinamente divertida.
Não é isento de falhas. Os sons de voz acelerados, estilo bip bip, são realmente intrusivos o que é uma pena, porque este jogo clama por dublagem completa da equipe do VLDL. Até mesmo algumas linhas aqui e ali teriam adicionado muita personalidade.
Nice Day For Fishing

Prós e Contras
Pros
– Captura com fidelidade o humor e o carisma de Epic NPC Man;
– Mecânicas divertidas tanto no combate quanto na pesca;
– Visual em pixel art impressionante;
– Funciona muito bem no modo portátil ou com controle;
Contras
– Sons de “fala” dos personagens podem ser incômodos;
– Poucas opções de acessibilidade;
– Mudança brusca na trilha sonora entre momentos de pesca e exploração;
Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.