Executivo Shuhei Yoshida vem ao Brasil para receber o prêmio Lifetime Achievement no gamescom latam BIG Festival e marca presença no evento. Bo Andersson Klint, também tem presença confirmada no evento
O lendário Shuhei Yoshida, ex-chefe de Indies da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios e líder do programa PlayStation Indies, será homenageado com o Lifetime Achievement Award durante a cerimônia de premiação do gamescom latam BIG Festival, no dia 30 de abril de 2025. Além disso, Yoshida fará uma palestra especial na gamescom latam, que acontece de 30 de abril a 4 de maio, no Centro de Convenções do Distrito Anhembi, em São Paulo.

Especialmente no Brasil, Shuhei irá apresentar a palestra “A Lifetime in Games: From PlayStation to the Future of Indies”, na quinta-feira (1). A apresentação é uma conversa sobre sua trajetória, passando por momentos especiais como sua entrada na Sony, em 1986, e seu papel decisivo no sucesso de grandes plataformas como PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation 4.
Ele também vai discorrer sobre sua liderança à frente da Worldwide Studios, onde ajudou a moldar franquias icônicas como Uncharted e The Last of Us, e sua transição para o suporte a desenvolvedores independentes. Além disso, o Yoshida também vai compartilhar suas visões sobre o impacto dos jogos indie no mercado, as tendências do setor e dará conselhos valiosos para quem deseja ingressar na indústria.
Shuhei Yoshida será laureado com o Lifetime Achievement Award na cerimônia de premiação do gamescom latam BIG Festival, em 30 de abril. A honraria reconhece sua contribuição inestimável para o desenvolvimento de franquias de sucesso e para a democratização de oportunidades para jogos independentes em todo o mundo.
Bo Andersson Klint: inovação e liderança na indústria
Outra presença de destaque confirmada para a gamescom latam é Bo Andersson Klint, empreendedor e líder empresarial com mais de duas décadas de experiência no setor.
Fundador de estúdios como GRIN, OVERKILL e FATSHARK, o executivo foi responsável por franquias de enorme sucesso, incluindo PayDay 1 & 2, que ultrapassaram 55 milhões de cópias vendidas globalmente, além de ter atuado como mentor e publisher de títulos como Dead by Daylight e Brothers: A Tale of Two Sons.
Com seu histórico inovador e visão disruptiva, Bo Andersson Klint vai compartilhar histórias de bastidores e perspectivas sobre o futuro dos jogos e entretenimento.
Além de Shuhei Yoshida, grandes estúdios marcam presença na gamescom latam
O Steam, maior plataforma de distribuição digital de jogos para PC, também já confirmou sua presença na gamescom latam. Representando a distribuidora, Alden Kroll e Kassidy Gerber vão apresentar duas palestras voltadas a desenvolvedores e interessados em publicar jogos na plataforma.
Alden Kroll será responsável pela palestra “How Steam Works – And How To Make It Work For Your Game”, que explica em detalhes como o Steam funciona para jogadores e estúdios de desenvolvimento. Durante a conversa, métodos para maximizar a visibilidade de um jogo serão apresentados, além de estratégias de marketing e pontos de atenção cruciais para equipes que estão migrando de mobile ou console para o PC.
Já Kassidy Gerber vai fazer a apresentação “Unlocking The Potential of Steam Features”, uma imersão nos principais recursos oferecidos pela plataforma, como Game Recording, Rich Presence, In-App Purchases, Inventory Service e Input. O objetivo, nesse papo, é demonstrar como cada ferramenta beneficia times de desenvolvimento e aprimora a experiência do jogador, além de fornecer insights sobre como tirar proveito dessas funcionalidades para inovar nos projetos.
gamescom latam 2025
A gamescom latam 2025 já anunciou a participação de Pokémon Go, Warner Bros. Games, Mortal Kombat, Level Infinite, Gravity, Steam, Gaules, Henk Rogers, Devolver e outros, na edição que acontecerá de 30 de abril a 4 de maio de 2025 e promete muitos outros anúncios em breve. Localizado desta vez no Centro de Convenções do Distrito Anhembi, na cidade de São Paulo, o evento será ainda maior, com novos projetos, participação de grandes empresas da indústria de games, campeonatos de e-Sports, meet & greets com criadores, palestras e muito mais. Os detalhes das atrações serão revelados em breve no site oficial e nas redes sociais, com a #gamescomlatam2025.
Agenda do Evento
– Quarta (30 de abril): das 13h30 às 21h (apenas para credenciais B2B, imprensa, creators e convidados)
– Quinta e sexta-feira (1 e 2 de maio): das 9h30 até às 21h;
– Sábado (3 de maio): 11h até às 21h;
– Domingo (4 de maio): 11h até às 20h.
Sob a chancela da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a gamescom latam tem patrocínio master do Banco do Brasil; patrocínio da Claro, Seara e TNT; parceria B2B com a Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e com a Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) por meio do Projeto Jogos do Brasil; realização da gamescom latam, Adesampa, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, da Omelete Company e da Koelnmesse, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Ingressos
Os ingressos podem ser comprados no site oficial dos ingressos do evento com preços a partir de R$140 (meia-entrada) e com ingresso social a partir de R$170 para dias únicos. Para quem deseja uma experiência ainda mais completa, há o pacote de ingresso que dá direito à entrada nos 4 dias de evento a partir de R$440 (meia-entrada) e R$560 (ingresso social). Clientes Visa Ourocard Banco do Brasil têm 30% de desconto no valor da entrada inteira.
O Ingresso Social inclui doações para a SOS Amazônia (ONG que promove a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental) e para a AbleGamers Brasil (Organização sem fins lucrativos que promove a acessibilidade em eventos e jogos).
Sobre a gamescom latam
A gamescom, o maior evento de games do mundo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos, está também na América Latina. Em 2025, a gamescom latam acontecerá em São Paulo, Brasil, de 30 de abril a 4 de maio, em um novo local: Distrito Anhembi, com o dobro do tamanho da edição de 2024.
O evento é organizado em conjunto pela Koelnmesse, Omelete Company, BIG Festival e pela game, associação da indústria alemã de jogos. No mesmo evento também acontece a gamescom latam BIG Festival, maior festival de games da América Latina.
Sobre a game – Associação Alemã da Indústria de Jogos
Somos a associação da indústria alemã de jogos. Nossos membros representam todo o ecossistema de videogames, desde estúdios de desenvolvimento e editores até organizadores de eventos esportivos, instituições educacionais e outras entidades relacionadas.
Somos coorganizadores da gamescom, o maior evento de jogos de computador e videogames do mundo. Somos acionistas do Órgão de Autorregulação de Software de Entretenimento (USK), da Fundação para a Cultura de Jogos Digitais, da fundação de jogadores de esports, da devcom e da sociedade de gestão coletiva VHG, bem como coanfitriões do German Computer Game Awards.
Servindo como ponto central de contato para a mídia, bem como para instituições políticas e sociais, oferecemos conhecimento abrangente em áreas que incluem desenvolvimento de mercado, cultura de jogos e alfabetização midiática, e respondemos a quaisquer dúvidas ou preocupações. Juntos estamos fazendo da Alemanha o coração dos jogos em todo o mundo. Com os jogos, enriquecemos a vida de todas as pessoas.
Sobre a Koelnmesse – feira de negócios da indústria para o setor de jogos
A Koelnmesse Brasil é subsidiária da Koelnmesse GmbH, líder internacional na organização de feiras nos segmentos de jogos e entretenimento. Sediada na área de feiras em Colônia, Alemanha, a gamescom é o maior evento mundial de jogos de computador e vídeo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos.
A gamescom reúne jogadores apaixonados, visitantes B2B e expositores de todo o mundo com uma abordagem altamente eficaz – pessoalmente no local e digitalmente de qualquer lugar do mundo. Isso faz da gamescom o principal evento de jogos B2C, B2B e B2G.
Além do evento em sua sede em Colônia, a Koelnmesse está expandindo estrategicamente seu portfólio internacionalmente: em Tailândia, a gamescom asia fornece uma poderosa plataforma adicional da indústria para o mercado em rápido crescimento de jogos da Ásia-Pacífico, combinando de forma abrangente oferta e demanda.
Sobre a Omelete Company
Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, a Omelete Company utiliza seu site, redes sociais e parceiros para atingir mensalmente mais de 25 milhões de pessoas ávidas por novidades dos mundos do cinema, séries de TV, games, música e histórias em quadrinhos, com textos, vídeos e posts nas redes sociais. Fazem parte da Omelete Company as marcas Omelete, The Enemy, Chippu, CCXP, CCXP MX, Anime Friends, gamescom latam, e Gaules.
Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.