The Sims é uma das mais longas e conhecidas franquias dos games, mas você conhece toda sua história? Então descubra!
Como The Sims se tornou tão popular e criou seu próprio espaço em um gênero que nem sabíamos que estava lá e, até hoje, reina soberano no gênero de simulação de vida, embora alguns competidores, como Paralives e InZoi estejam surgindo, o game da EA continua sendo o mais famoso e está vindo para sua 5° versão, enquanto o jogo atual, The Sims 4 (site oficial), se tornou gratuito e, com isso, muito mais popular.

Se você não conhece, em The Sims, os jogadores assumem o controle de personagens virtuais chamados Sims, que podem ser personalizados de acordo com as preferências dos jogadores. Os jogadores são responsáveis por cuidar das necessidades básicas dos Sims, como alimentação, higiene, sono e interação social.
Além disso, eles podem construir e decorar casas, adquirir e administrar carreiras, formar relacionamentos, criar famílias e explorar diferentes aspectos da vida virtual. Vamos falar sobre os jogos dessa incrível franquia e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.
Table of Contents
Criador e Criação
William Ralph Wright, criador e designer de jogos, também viria a fundar a empresa de jogos Maxis, desenvolvedora que tem a serie The Sims como seu principal produto, mas vamos chegar nisso. O primeiro jogo feito pelo senhor Wright foi “Raid on Bungeling Bay” também chamado apenas de Bungeling Bay.

Bungeling Bay é um jogo de 1985 com 2D, no estilo Shoot’em up, onde o jogador controla um helicóptero e tem como objetivo destruir fábricas em uma ilha, porém o senhor Wright percebeu que teve mais diversão no processo de criação da cidade do que quando estava destruindo ela.
Mas isto apenas não foi o bastante para a criação de sua maior criação ainda, afinal o processo de criar a cidade é reservado a desenvolvedores de jogos, então ele quis juntar este sentimento e transmiti-lo para o jogador, processo este que o levou a criação de Sim City, um tipo de simulador de arquitetura que era o começo de The Sims como conhecemos.
Sim City já é um passo mas perto de The Sims, mas por sua vez foi uma quebra de paradigma, sua publicadora não entendia como um jogo sem cenas cinemáticas e objetivo direto seria considerado um jogo, não se importando com as características incríveis do jogo decidiram não publicar seu jogo.
“O Conceito de um jogo é apenas uma questão de perspectiva”
Will Wright
A Criação dos Games
Sim City só seria criado quando por um acaso Wright conheceu Jeff Braun, que já tinha projetos de simuladores os quais esperava publicar também, assim como o esperado ele adorou a ideia de Sim City e juntos Wright e Jeff criarão a desenvolvedora Maxis, publicando Sim City em 1989, e atingindo um milhão de vendas em 1992, foi aclamado pela crítica assim como pelos fãs.
Observando que jogos como conjuntos de trens ou casas de bonecas sempre foram favoritos entre crianças, Wright sabia que se não houvesse um objetivo claro em um jogo o jogador estaria livre para o definir por si só assim como as condições de vitória ou derrota.
E assim após lançarem uma série de simuladores e um incendeio que destruiu a casa de Wright em 1991, a ideia de The Sims estava quase completa, pois na mesma época softwares 3D de desenvolvimento de casas e quartos estavam em alta, percebendo que assim como ele que precisava reconstruir sua casa haviam outras pessoas que queriam criar suas casas dos sonhos.
E assim começou o desenvolvimento de The Sims, porém apenas construir uma casa com toda sua mobiliá não era exatamente um jogo, ele precisava preencher esse vazio após a conclusão do jogo, então criaram os Sims. Pessoas virtuais que viveriam na casa feita pelo jogador e poderia realizar tarefas diárias que resultam na necessidade de time management.
Então a ideia de The Sims já estava pronta, porém um novo problema havia surgido, Maxis não conseguiu produzir nenhum outro jogo com o mesmo potencial inicial de Sim City, apenas quando a Maxis foi comprada pela Eletronic Arts (EA), em 1997 que Wright teve recursos e o time necessário para a criação The Sims.
Em fevereiro de 2000, The Sims foi lançado para Computadores, dando a liberdade para jogadores escolherem criarem seus próprios sims ou já selecionar pré-definidos, distribuindo pontos de personalidade os quais influenciariam na forma como eles interagem com o mundo. Todos os jogos atuais podem ser vistos na sua página principal da EA Games.
Easter Eggs em The Sims
Não há espaço o bastante para incluir todos os easter eggs ao longo da série, além de também poder tirar parte da diversão em explorar o mundo, então vamos apresentar apenas dois dos principais de The Sims são:
- O segundo mundo de The Sims inclui a área Oasis Springs, a qual inclui uma mina abandonada com seu o modo de jogo de exploração por texto, para acessar a mina é necessário a habilidade de mecânico no nível 10, mas após a exploração você encontra uma área escondida muito bela, sendo uma pequena recompensa pela curiosidade.
- Em Willow Greek, existe uma árvore coberta de cogumelos com a qual você pode interagir, continue interagindo até que libere a opção de regar a árvore, então faça o mesmo até poder elogiar a árvore, repita o processo até que possa explorar, quando apresentado com a opção de viajar, viaje e encontrará uma área especial onde pode aprimorar a habilidade de pesca.
- Em The Sims: Num Passe de Mágica, Will Wright aparece como um gigante visto ao escalar o pé de feijão. Sims só podem usar a interação “Ver” com ele. Quando interagido, uma mensagem será exibida: “Obrigado por jogar The Sims”.
- Há algumas versões de pessoas reais estrelando em The Sims, como Drew Carey, Marilyn Monroe, Andy Warhol, Avril Lavigne e Christina Aguilera.
- Há uma estrada que recebeu o nome de Gusmão Caixão, a Estrada Gusmão Caixão, que fica na cidade de Belavista.
- Na tela da vizinhança, o Monstro do lago Ness aparece ocasionalmente na água por alguns segundos. O monstro também aparece na Cidade e na Ilha de Férias.
- O Yeti do pacote de expansão Em Férias aparece na tela da TV se o canal de desenhos animados é selecionado. Se Superstar está instalado, um filme-cartaz da Yeti Betty é adicionado ao jogo.
- Se existe uma árvore de Natal, lareira, e um prato com biscoitos no mesmo quarto tarde da noite, o Papai Noel virá e deixará para a família um presente.
- A placa da nave espacial diz “ANM8ER” (soa como “animator“, que em português quer dizer “animador”). Quando uma abdução alienígena ocorre no lote e a nave vem para devolver o Sim, a placa pode ser vista.
- Ao assistir o canal Dance TV, um clipe pode ser visto em que Ângela e Lílite dos Encantos estão brigando.
- Há uma roupa para meninas com Will Wright na frente e um logotipo da Maxis atrás. O logo do The Sims 2 pode ser visto na parte inferior da premiação de carreira da Carreira Medicina.
- Quase tão comuns como os easter eggs de Laura Caixão é o coelho de geladeira, que é o desenho de um coelho de desenho rosa. Ele é primeiramente visto em um freezer de lote comunitário.
- Vários dos Easter Eggs tem a ver com o Palhaço Triste, que apareceu pela primeira vez em The Sims. Sua imagem parece ter tomado o lugar de Laura Caixão na parte de trás da caixa de leite. Um peixe paródia tem o nome do Peixe Palhaço-Triste.
- Vincent Skullfinder, de MySims, é enterrado no cemitério de Sunset Valley.
- A família Caixão estava incompleta no jogo base de The Sims 3. A irmã de Gusmão, Frida Caixão, foi excluída da família. No entanto, há um Sim no cemitério dos Caixão chamada Lolita Caixão, e alguns jogadores acreditam que ela é irmã de Gusmão; mas que também é improvável já que Frida morreu idosa e Lolita como jovem adulta. Isto permitiu que alguns jogadores acreditassem que ela fosse a ex-mulher de Gusmão.
Popularidade da Franquia
O que falar sobre a popularidade de uma franquia com mais de 20 anos de mercado cujos jogos não apenas foram populares mas definiram seu próprio gênero, simulador de vida. The Sims 4 não parece ter algum sinal de parar ou perdendo sua popularidade. Você pode seguir a página oficial de The Sims no Twitter e ficar por dentro das novidades.
Com o tempo e o aumento da popularidade do game, não é de se admirar que The Sims tenha tido algumas dlcs que se destacaram mais do que outras, como a participação de músicos famosos fazendo músicas na linguagem oficial the The Sims, o simlish. Houveram por exemplo, participantes em toda a franquia The Sims, como Lily Alen e Neon Trees. Mas, alguns que se destacam são:
- The Black Eyed Peas, em The Sims Urbs, uma variação que se passava na cidade e tinha como objetivo se tornar um cantor de rap famoso.
- Paramore também teve a música pressure incluída no jogo The Sims 2.
- My chemical romance com a música “Na Na Na” foi outro grande sucesso, fazendo parte da expansão “Late night” em The Sims 3.
- Katy Perry não apenas cantou a música “friday night” em Simlish como teve um pacote de expansão inteira dedicada a cantora, cujo preço foi o dobro dos outros pacotes.
Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.
3 thoughts on “The Sims: Mais de 20 Anos Definindo um Gênero”