Vai entrar no mundo das trevas e jogar Vampire: The Masquerade – Bloodhunt? Veja essas dicas para começar bem na caçada
O battle royale baseado no jogo de RPG de Mesa da editora World of Darkness, Vampire: The Masquerade – Bloodhunt (site Steam) é uma forma de entrar nesse mundo, mesmo sem conhecer o jogo original. Para aqueles que são familiares ao RPG de mesa fica a pergunta: Como eles vão pular de um ônibus voador em meio a uma cidade e lutar até sobrar um só sem “quebrar a máscara” (um conceito extremamente importante na sociedade vampírica do jogo)?
Bom, aparentemente isso não será um problema (e eles provavelmente também não pularão de um ônibus voador). Bloodhunt – não deve ser confundido com Bloodlines 2, que ainda estamos esperando – é um battle royale em terceira pessoa que coloca os clãs vampíricos uns contra os outros pelo controle da noite cidade de Praga.
Se você quer experimentar um jogo no Mundo das Trevas diferente das intrigas e conspirações tradicionais das crias da noite, vamos falar um pouco sobre esse jogo e, se você ficar com dúvidas, deixe um comentário.
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Os Clãs de Vampire: The Masquerade – Bloodhunt
Se você não conhece os clãs vampíricos e não sabe qual será o que você vai se identificar mais e escolher para jogar, vamos falar um pouco sobre cada um dos clãs disponíveis no jogo:
- Tremere: Chamados de “Usurpadores”, os Tremeres são feiticeiros que fizeram um ritual com o corpo dos vampiros para roubar seus poderes. Esses Feiticeiros são mestres da magia de sangue. Ao subjugar seu próprio sangue, eles exploram o arcano, destroem antagonistas ou fornecem serviços ao custo que determinarem.
- Brujah: Um clã que tipicamente é associado a vampiros combativos, brutos, com poderes que se resumem a bater, correr rápido, bater mais e ser resistente a pancadas, além de bater mais um pouco. Claro, esse estereotipo não é válido para todos os Brujah, mas, em geral, todos eles serão muito bons na arte de espancar alguém.
- Nosferatu: Baseado no filme de mesmo nome, os Nosferatus são vampiros com aparências monstruosas e que vivem reclusos, em geral, morando em esgotos e evitando serem vistos. Esse clã tem poderes principalmente ligados a ilusão e ofuscação, para que quem os encontre simplesmente esqueça que um dia os viu.
- Toreador: Elegantes, refinados e aristocráticos, os Toreadores são considerados os vampiros bon-vivant, amantes da arte e de uma vida de indolências. Lembra do vampiro Louie, de Entrevista com Vampiro, aquele interpretado por Brat Pitt? Ele seria um perfeito exemplo de um toreador. Os poderes são baseados principalmente em ilusões e manipulação de emoções.
- Ventrue: Em geral, estes são os vampiros líderes entre os clãs vampiros. São diplomatas, políticos, homens de negócio e manipuladores ao extremo. Geralmente o chefe dos vampiros de uma cidade são desse clã, sendo que muitas vezes eles chegaram a esse posto sem nem lutar, apenas com manipulação e influência. Manipulação e dominação são suas especialidades.
Mortais e a Progressão Durante a Partida
No mundo implacável de Bloodhunt, a progressão dentro da partida é um elemento essencial para a sobrevivência e a supremacia. Assim como em qualquer Battle Royale, a coleta de suprimentos e armamento desempenha um papel crucial, mas o jogo introduz diferenças importantes que tornam a experiência ainda mais estratégica.

Uma dessas diferenças é que a raridade das armas não afeta diretamente o dano por segundo (DPS), com exceção da besta. Em vez disso, as melhorias estão concentradas no recuo, no tamanho do carregador e na velocidade de recarga. Como a besta tem um sistema de recarga unitária, ela é a única arma que se beneficia significativamente dessas melhorias. No entanto, considerando que a maioria das armas pode eliminar um inimigo com um único carregador, a vantagem de uma arma de maior raridade reside na margem de erro maior que oferece ao jogador.
Sangue Ressonante
Outro aspecto fundamental da progressão dentro do jogo é o sistema de Sangue Ressonante e seus espaços. Existem quatro tipos de Sangue Ressonante, cada um podendo ser acumulado até três vezes. Inicialmente, os jogadores começam com apenas três espaços, o que limita a maximização de apenas um tipo de sangue. No entanto, ao executar inimigos ou soldados da Entidade, é possível aumentar esse limite até um máximo de sete espaços.
Esse sistema incentiva um estilo de jogo mais agressivo, pois, ao contrário de outros Battle Royales onde se pode simplesmente encontrar um bom equipamento e evitar combate, em Bloodhunt a evolução depende da interação com os oponentes. Os efeitos do Sangue Ressonante são cumulativos e são a única maneira de aumentar o DPS, ainda que apenas para armas corpo a corpo.
Os quatro tipos de Sangue Ressonante são:
- Melancólico (Roxo): Reduz o tempo de recarga da habilidade de mobilidade em 10/25/50%.
- Fleumático (Verde): Reduz o tempo de recarga da habilidade única em 10/25/50%.
- Sanguíneo (Rosa): Oferece regeneração de vida de 0.5/1.5/3 por segundo.
- Colérico (Laranja): Aumenta o dano corpo a corpo em 10/25/50%.
Como a progressão do Sangue Ressonante se baseia em acúmulo, a distribuição dos pontos entre diferentes tipos pode não ser tão eficaz. Um jogador com três pontos em Colérico pode infligir mais dano corpo a corpo do que qualquer arma de fogo a curta distância, enquanto três pontos em Sanguíneo permitem uma regeneração rápida e constante. A escolha do tipo de sangue deve estar alinhada à estratégia do jogador, mas, em geral, focar em um único tipo gera melhores resultados.
Dicas Essenciais de Combate
O combate em Bloodhunt é dinâmico e repleto de nuances, especialmente em partidas solo. Todos os vampiros começam com 200 pontos de vida, podendo chegar a 250 ao usar armadura. As tropas da Entidade possuem 275 pontos de vida, enquanto os civis são alvos extremamente frágeis. Entre os ataques mais devastadores estão o tiro na cabeça da besta (180 de dano), seguido pelo rifle de precisão (160 de dano) e pela escopeta de cano duplo a queima-roupa (120 de dano). Já as armas automáticas causam entre 15 e 30 de dano por tiro.
Sobreviver a um confronto também depende da capacidade de cura. Embora os itens de cura sejam comuns, a habilidade de drenar civis para recuperar toda a vida rapidamente é um diferencial. Executar inimigos também restaura completamente a saúde, e os jogadores que investem em Sangue Ressonante Sanguíneo ganham regeneração passiva, tornando-se extremamente resistentes em combate prolongado.
Outro detalhe único é que os jogadores abatidos entram em um estado de rastejamento e regeneram vida lentamente. Para garantir a eliminação definitiva, é necessário causar 200 pontos de dano adicionais ou realizar uma execução corpo a corpo, que pode ser interrompida se houver interferência externa.
Mobilidade é um fator crítico
Todos os vampiros têm a capacidade de escalar edifícios, correr rapidamente e usar habilidades de deslocamento. O mapa urbano de Praga, repleto de becos e estruturas verticais, favorece combates táticos e emboscadas bem planejadas.

Como resultado, a maioria dos confrontos ocorre a curta distância. Embora rifles de precisão possam ser eficazes, raramente um jogador conseguirá eliminar um inimigo de longe sem ser detectado. Como os alvos podem se esconder e se curar rapidamente, ataques de longa distância precisam ser seguidos por uma investida agressiva para garantir a eliminação.
Para aumentar suas chances de vitória, evite atirar sem necessidade. Como os jogadores podem se curar facilmente, disparos aleatórios apenas alertam inimigos sem causar impacto real. Planejar cada ataque e ter uma rota de fuga é essencial, pois mesmo uma vantagem inicial pode se perder com um erro tático.
Mantendo a Mascarada – Criando o Caos Perfeito
O sistema de Mascarada de Bloodhunt adiciona uma camada extra de estratégia ao jogo. A realização de “atividades vampíricas” na frente de civis ou a morte de humanos resulta em uma Quebra da Mascarada, revelando a localização do jogador por 60 segundos.
Os civis também reagem a eventos suspeitos, como tiros e escaladas, aparecendo no minimapa como ícones vermelhos. Isso pode ser explorado de maneira inteligente: civis assustados sempre correm na direção oposta ao perigo, permitindo que jogadores atentos usem esse comportamento para rastrear inimigos. Utilizar os Sentidos Aguçados possibilita detectar civis em pânico e antecipar movimentos adversários.
Ser furtivo é uma estratégia poderosa em Bloodhunt. Evitar disparos desnecessários, reduzir ruídos e se mover pelo solo em vez dos telhados pode surpreender adversários que esperam ataques convencionais. Embora os telhados ofereçam uma visão privilegiada, as ruas proporcionam melhor cobertura e oportunidades de emboscada. Afinal, a jogada mais letal é aquela que seu oponente nunca viu chegando.
A Caçada de Sangue Começou
Bloodhunt é um Battle Royale de tiro em terceira pessoa ambientado no universo de Vampire: The Masquerade, desenvolvido pela Sharkmob. O jogo coloca os jogadores no controle de vampiros poderosos que lutam pela sobrevivência nas ruas sombrias de Praga, utilizando habilidades sobrenaturais e táticas furtivas para caçar inimigos e evitar a destruição.
O jogo traz uma seleção variada de arquétipos vampíricos, cada um com poderes únicos baseados nos clãs clássicos de Vampire: The Masquerade. Os jogadores podem escolher entre personagens das facções Brujah, Nosferatu, Toreador e Ventrue, cada um oferecendo um estilo de jogo distinto e adaptável a diferentes estratégias de combate e movimentação. Além das habilidades vampíricas, os jogadores podem utilizar uma grande variedade de armas modernas para enfrentar inimigos em intensos confrontos urbanos.
Bloodhunt já está disponível gratuitamente para PlayStation 5 e PC (Steam), oferecendo uma experiência dinâmica com partidas multiplayer aceleradas e um sistema de progressão baseado na caçada de NPCs e no uso estratégico do ambiente. Para saber mais sobre Bloodhunt, visite o site oficial.
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