SuperHero Simulator é um jogo que pode vir a ser “O” jogo do Superman, mas por enquanto é só um simulador de Capitão Pátria
Já ouviu alguém falar que não dá para fazer um bom jogo do Superman? Isso não é verdade por vários motivos, mas, principalmente por que já temos o excelente “Death and Return of Superman”, do Mega Drive e Super Nintendo e, agora, o promissor SuperHero Simulator mostra que dá para fazer algo bom, mas ainda é preciso de muito polimento até que chegemos lá.
SuperHero Simulator é um jogo em Early Acess na Steam desenvolvido pela mightyraccoon! Studios. O loop central é um ato de equilíbrio constante e frenético. Durante o dia, você é apenas um cara tentando pagar o aluguel (e sustentar um irmão vagabundo que se encostou na sua casa).
Você pode dirigir um táxi, trabalhar como caixa ou virar hambúrgueres em uma série de minijogos simples. À noite (ou, sejamos honestos, no meio do seu turno), você é a única esperança da cidade, uma potência superpoderosa que tem que lidar com todos os problemas, grandes ou pequenos. Mas, vale a pena entrar no jogo agora? Comprar no acesso antecipado? Vamos falar de SuperHero Simulator e, se você ficar com dúvidas, deixe um comentário.
SuperHero Simulator
A rotina ingrata de salvar a todos
Para manter seu estilo de vida de combate ao crime, os jogadores devem assumir tarefas cotidianas, como dirigir táxis ou virar hambúrgueres, para ganhar “Gollars” —a moeda do jogo usada para itens essenciais, como comida e atualizações de equipamentos. Além disso, os jogadores devem monitorar a paz na cidade, saúde, a higiene, o estado mental e os níveis de respeito de seus personagens, pois negligenciá-los pode afetar sua capacidade de manter a taxa de criminalidade em um nível razoável com seus atos heroicos.

Quando você finalmente chega ao heroísmo, a sensação de voar pela cidade no estilo dos quadrinhos é realmente ótima. Voar é facilmente a melhor parte do jogo, capturando aquela sensação pura e inalterada de poder e liberdade. Por alguns breves momentos, você realmente se sente como o Superman. Um voo com a mesma qualidade que vemos em games como Saints Row IV; DC Universe Online, o MMORPG da DC e; talvez, um pouco menos do que Anthem, mas ainda assim, muito bom.
Então o seu aliado liga avisando que há um problema na cidade. E novamente. E liga novamente. A cidade está em constante estado de apocalipse. Você é bombardeado com um número impossível de emergências, desde assaltos a bancos até incêndios e alguém perdendo seu filho. Você simplesmente não consegue chegar a todos eles e, toda vez que falha, um locutor de rádio sarcástico está lá para zombar de você por deixar outro cidadão morrer.
Os cidadãos que você salva são muitas vezes igualmente ingratos, fazendo comentários sarcásticos para você. Ela transforma a ideia de ser um super-herói em uma tarefa ingrata, talvez tentando ser “tipo o Homem-Aranha” e indutora de ansiedade.
Essa dualidade é onde está o coração do jogo, mas também é onde aparecem as primeiras rachaduras. Para pagar o aluguel como motorista de táxi, você vai ter que dirigir como um maluco, cortando caminhos e batendo em tudo que estiver na sua frente. Eu tentei andar na minha faixa e não cortar caminhos, mas só consegui clientes p* da vida comigo que não chegaram a tempo nos compromissos. Isso cria uma dissonância moral bizarra, na qual me senti uma ameaça maior para a cidade como taxista do que como super-herói.
As missões reais são uma coleção de minijogos repetitivos, muitas vezes frustrantes. O combate se resume a bater continuamente no botão de ataque e, ocasionalmente, lembrar de bloquear. Resgatar alguém de um prédio em chamas envolve um evento rápido em que o medidor se move tão rápido que você precisaria de precognição para ter sucesso. É superficial, repetitivo e, depois da primeira hora, é simplesmente chato.
O problema do Early Acess
Minha maior reclamação é com a progressão e personalização, ou a profunda falta delas. Você não pode construir seu herói. Não há conjuntos de poderes para escolher, nem árvores de habilidades para explorar. Você é um projeto de Superman com olhos de laser e desbloqueará uma lista linear e pré-determinada de melhorias à medida que avança de nível. Não senti que estava forjando uma lenda; senti como se estivesse lentamente desbloqueando um clone pré-fabricado do Capitão Patria (inclusive meu uniforme ficou igual).

O criador do personagem é igualmente básico. Você pode colocar algumas máscaras e capas diferentes (não há nem cabelo), mas as opções são tão limitadas que você está basicamente escolhendo entre um punhado de modelos sem inspiração. A promessa de criar uma identidade única parece um caso flagrante de publicidade enganosa neste momento de Early Acess.
Até mesmo escolher o avatar feminino só virá no próximo ano, então, as coisas são realmente bem limitadas aqui. Se você quiser jogar no Acesso Antecipado, tudo bem, mas saiba que há bastante coisa faltando aqui.
Outra questão é o fato de que uma grande parte dos recursos do jogo, desde a arte do outdoor até a dublagem, é claramente gerada por IA. As vozes são planas, sem vida e totalmente desprovidas de emoção. Parece um sistema de navegação GPS com um colapso nervoso.
Entendo que a IA pode ser uma ferramenta útil para uma pequena equipe independente, mas sua implementação aqui é tão difundida e de baixa qualidade que deixa a experiência mais “plana”. Novamente, sabemos que o jogo está em Early Acess e, pode ser, que no futuro, essas coisas sejam substituídas por artes e vozes mais naturais e humanas, mas, por enquanto, você está em um jogo que parece ter sido feito por robôs.
Veredito sobre Superhero Simulator
Talvez ainda mais emocionante do que a capacidade de voar por uma cidade e salvar vidas como um cruzado mascarado, é o foco do Superhero Simulator em cuidar do seu herói e também da sua cidade. O que tende a fazer com que ao ler as aventuras heroicas dos super-heróis nos quadrinhos, ou vê-los circulando pela tela em outras mídias, nos faça pensar como isso impacta suas vidas pessoais comuns em cidades como Gotham ou Metropolis.
Embora não tenha havido nenhuma indicação de que esse simulador mostrará o relacionamento interpessoal profundo e envolvente entre o herói e sua cidade, é emocionante ver o foco mudar do puro heroísmo (como em jogos do Homem-Aranha que seguem a narrativa do Aranha e muito pouco do Peter) para incluir o mundano (cuidar da higiene, saúde e contas) junto com o fantástico e incrível dos salvamentos.
Superhero Simulator pode marcar o início de uma infinidade de inovações no gênero de jogos baseados em super-heróis se for bem-sucedido, proporcionando aos jogadores a capacidade de experimentar mais diretamente as dualidades de usar capa e chegar a um encontro ou a uma entrevista de emprego a tempo. Quanto ao Superhero Simulator, já podemos esperar as dificuldades de conciliar socos em bandidos e salvar cidadãos com socos no trabalho, além de economizar dinheiro e tempo para aluguel, compras de supermercado e um pouco de carinho e atenção.
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