Jogos de The Sims: Conheça os Principais Games da Franquia

Com mais de 20 anos no mercado, foram lançados vários jogos de The Sims, desde a época medieval até jogos mobile. Conheça os principais

Falamos um pouco sobre a criação da Franquia The Sims (site oficial), uma das mais populares do mundo e com milhares de fãs, mas e sobre os Jogos de The Sims? Ao longo dos anos, diversos jogos, DLCs e spin-offs foram lançados e a popularidade só crescia. Por anos, o game acabou reinando sozinho nessa área de games de simulação, mas agora concorrentes mais fortes como InZoi e Paralives estão chegando.

Jogos de The Sims
Jogos de The Sims

Contudo, mesmo com o anúncio recente de que The Sims 4 será o último da franquia e o Project Rene, o codenome de produção de The Sims 5, será o próximo game de simulação da Maxis e da EA Games, não podemos deixar de prestar nossos respeitos a esses jogos que fizeram parte da vida de muitos gamers.

Alguns dos principais jogos da franquia, estando a mais de 20 anos no mercado há vários títulos porém alguns são mais populares do que outros, vamos nos focar nisso. Vamos falar sobre os principais jogos de The Sims e, se você ficar com dúvidas, deixe um comentário.

The Sims (2000)

O primeiro jogo que quebrou vários paradigmas, sem condições de vitória ainda era possível perder” caso seu Sims morresse, perdesse o emprego ou amizades com vizinhos, porém se isso é visto como derrota cabe inteiramente ao jogador. O conceito de “game over” nunca foi muito presente na franquia, então o jogo permitia que continuássemos do último save.

Além disso o jogo conta com grande influências diretas e indiretas ao estado de seu Sims, ele podia ficar feliz e saudável dependendo de sua alimentação, assim como não gostar de um tipo específico de pessoa com a qual interagir o deixava ansioso.

The Sims Online (2002)

Sequenciando a franquia, The Sims online não houve melhorias gráficas porém foi adicionado mais profundidade ao jogo, fazendo com que os controles sobre os Sims fosse muito mais complexo e dando continuidade a tarefas que eram apenas um extra como ir ao trabalho.

Agora você podia realizar as tarefas que eram automáticas e mais do que isso, o fato do jogo ser online foi algo extraordinário na época, fazendo com que todos pudessem ter suas famílias perfeitas no mundo digital e interagir com a família de amigos e parentes. Contudo, o jogo foi descontinuado porque os jogadores inventavam várias formas de trapaça e até rolava prostituição para conseguir recursos para avançar no game. Uma pena.

The Sims 2 (2004)

Agora contava com uma melhoria gráfica significativa, e para dar mais profundada ainda ao jogo, foi inserido o sistema de aspirações, como objetivos e desejos de seus Sims, quando completado davam recompensas, fazendo com que o jogador buscasse ainda mais focado em certos aspectos.

O sistema de Personalidade era tão importante no jogo, pois não apenas fazia com que a maneira que seu Sims via o mundo mudasse mas também era possível passar traços dela adiante em suas famílias. Isso era possível fazendo com que os filhos de um casal pudessem ter suas próprias personalidades com aspectos e aparência que lembrava seus pais ou com traços novos e personalizados.

Além disso The Sims 2 contou com 8 expansões ao longo do tempo, dentre elas as mais populares foram “vida de universitário” autoexplicativo e “Bicho de estimação” colocando diversas raças de animais do mundo real e com opção de personalização.

The Urbz: Sims in the City (2004)

Um jogo da série The Sims, lançado em 2004, que leva os jogadores a um cenário urbano mais alternativo e cheio de estilo. Ao contrário dos Sims tradicionais, focados em bairros e residências suburbanas, The Urbz se passa em uma cidade vibrante onde seu objetivo é conquistar popularidade e reputação em diferentes distritos, cada um com sua própria estética e estilo de vida.

Os jogadores podem customizar profundamente seus personagens e interagir com várias gangues e personalidades únicas. Em vez de focar apenas em construir casas e carreiras convencionais, The Urbz incentiva a exploração de uma cultura urbana diversa, trazendo minijogos e desafios que testam a criatividade dos jogadores em missões que envolvem moda, música e festas.

O ambiente e o estilo do jogo deram uma nova cara à franquia, cativando fãs com seu tom inovador e espírito rebelde, mas, por sua pegada mais urbana e menos subúrbio norte-americano, ele acaba sendo meio esquecido pelos fãs.

The Sims 3 (2009)

Foi desenvolvido pela The Sims Studios, uma divisão criada em 2005, especificamente para o desenvolvimento dos Jogos The Sims da franquia dentro da EA, sendo o primeiro jogo com “mundo aberto”, até o momento os jogadores só se moviam até o quintal de suas casas. No quesito DLC, The Sims 3 também contou com 11 expansões.

Dentre elas as mais populares foram “A Volta ao mundo” trazendo 3 novos lugares para viajar baseados em países reais. Já “The Sims 3: Pets” manteve as melhorias de The Sims 2 e somente em sua primeira semana vendeu mais de 1.4 Milhões de cópias, sendo referência de uma DLC de animais de estimação para os Simmers até hoje.

The Sims Medieval (2011)

O que aconteceria se transformassem The Sims em um jogo com elementos de RPG? The Sims Medieval é sua resposta, cortando os 8 status básicos para apenas 2, fome e energia, agora o jogo tinha um sistema de missões para que você pudesse construir seu próprio império e aspectos da época completos com pragas e revoltas.

Incluindo castelos diferentes de várias culturas, os quais você podia decorar inteiramente, porém se você gostaria de construir seu próprio castelo, talvez ficasse levemente desapontado. Os jogo é uma expansão “Stand alone” de The Sims 3, funcionando no mesmo motor gráfico e com efeitos similares. Até hoje os jogadores querem uma nova e atualizada versão deste game.

The Sims Social (2011)

Uma febre que gerou vários convites de jogos dos seus amigos dentro do Facebook e do falecido Orkut, The Sims Social foi uma versão para navegador que foi extremamente popular, chegando a ter 16 milhões de jogadores em sua primeira semana. The Sims Social contava com um gráfico 2D o que fazia ter um aspecto nostálgico e agradável.

Porém apesar de sua popularidade, foi descontinuado após apenas 2 anos, pouco tempo comparado aos demais jogos da franquia The Sims, e sua descontinuação se foi dada por falta de conteúdo adicional e alguns bugs, fazendo o jogo cair em popularidade ao longo do tempo.

The Sims FreePlay (2011)

O ano de 2011 foi um ótimo ano para The Sims, e completo com a versão mobile do jogo, a qual é continuada até hoje, sendo o primeiro jogo para mobile possui uma grande particularidade, sendo a tempo real, isso significa que cada hora no jogo é exatamente uma hora no mundo real, suas ações consumiam tempo e precisavam ser bem-ordenadas para ser eficiente.

Uma das principais características do The Sims FreePlay é o seu modelo de jogo gratuito para jogar, o que significa que o jogo pode ser baixado e jogado gratuitamente. No entanto, o jogo também oferece opções de compra dentro do aplicativo, onde os jogadores podem adquirir itens adicionais, recursos especiais e acelerar o progresso do jogo por meio de microtransações.

The Sims 4 (2014)

Sendo o maior e mais completo jogo da série é também um favorito entre os fãs, porém em seu lançamento foi tão criticado que diziam que sua maior falha era ter The Sims 3 como seu antecessor. Com o tempo The Sims 4 que já tinha o mais complexo sistema de emoções e personalidades ganhou toda a profundidade gráfica e jogável que seu predecessor tinha, com várias vizinhanças e segredos a cada expansão adicionada.

The Sims 4 também alterou o sistema de criação das casas adicionando quartos pré-moldados, os quais você ainda podia alterar cada aspecto incluindo as distâncias das paredes e a localização dos itens, fazendo com que jogadores que preferiam passar mais tempo no jogo do que na construção assim como aqueles que preferem esse aspecto fossem satisfeitos.

The Sims Mobile (2018)

The Sims Mobile é um jogo para dispositivos móveis onde os jogadores podem criar e controlar Sims virtuais em uma experiência de simulação de vida. Uma das características distintas do jogo é o sistema de energia, que limita a quantidade de ações que os jogadores podem realizar. Cada ação consome energia e, quando esgotada, é necessário esperar um tempo para recarregar ou usar itens especiais para reabastecer imediatamente.

Essa limitação de energia adiciona um elemento estratégico ao jogo, exigindo que os jogadores gerenciem cuidadosamente suas ações e priorizem suas atividades. Isso permite que os jogadores aproveitem o jogo mesmo em sessões curtas, tornando-o adequado para jogar em dispositivos móveis quando o tempo é limitado.

Project Rene (Sem Data de Lançamento)

Project Rene (site da EA) era o codenome do próximo game da franquia The Sims, o The Sims 5, mas, aparentemente, a EA Games decidiu que seria melhor focar em um novo jogo de simulação, com elementos de Multiplayer, e outras coisas que alguns dos jogadores de The Sims pedem, mas que poderiam ir contra ao estilo já consagrado da franquia e afastaria outros players.

v
Project Rene

Faz sentido, já que, apesar dos anos e da consolidação de The Sims entre uma base fiel de fãs, o game também carrega um estigma de muitos bugs e preços absurdos, então, é bem possível que a EA Games tenha decidido afastar-se dos problemas e conquistar uma nova base de players com um estilo diferente do que eles entregam nos jogos principais. Não há ainda uma data de lançamento para Project Rene e algumas poucas imagens, então, vamos esperar.

Principais DLCs dos Jogos de The Sims

Um favorito da franquia Ths Sims é a expansão Vida de universitário, adicionada em The Sims 2 primeiramente, foi um sucesso tão grande que garantiu um lugar nos próximos jogos da franquia, se tornando um item completamente necessário.

E a DLC de “Seasons” incluindo mudança de clima é a que ocupa o primeiro lugar entre as dlc’s mais populares de The Sims, incluso inicialmente em The Sims Urbz, tendo um sistema climático que foi adorado pelos fãs, foi aprimorado para ter todas as quatro estações do ano.

The Sims: Star Wars – Jornada para Batuu, foi uma das últimas adições dando a fãs da série a oportunidade de criar um ambiente repleto referências, incluindo roupas, sabres de luz, raças do universo e seu próprio companheiro droid, customizável e com diversas interações, incluindo um favorito, o Driod séries BB, presente na última trilogia. Contudo, conteúdos legais como Tomando as Rédeas também estão presentes na vida dos Simmers. Vamos falar de algumas:

The Sims 1

  • Em Férias: Essa DLC introduz atividades de férias, como passeios à praia, acampamentos e resorts de inverno. Os jogadores podem levar seus Sims para tirar uma folga e relaxar em ambientes especialmente feitos para diversão fora de casa.
  • Encontro Marcado: Com essa DLC, os Sims passam a ter mais interações sociais, como encontros e saídas a novos locais, como restaurantes e bares. Novas atividades românticas e lugares de convivência social são introduzidos, dando mais profundidade aos relacionamentos.

The Sims 2

  • Vida Noturna: Essa expansão permite que os Sims aproveitem a vida noturna da cidade, com baladas, bares, restaurantes e novas interações sociais. Os jogadores podem experimentar encontros românticos e até explorar o novo sistema de química entre os Sims.
  • Aberto para Negócios: Com essa DLC, os Sims podem abrir e gerenciar seus próprios negócios, desde lojas e restaurantes até salões de beleza. Os jogadores acompanham os desafios de gerenciar empregados, atrair clientes e expandir o empreendimento.

The Sims 3

  • Ambições: Essa DLC expande as carreiras para que os jogadores possam acompanhar seus Sims no trabalho, com profissões como bombeiro, estilista e detetive. É possível influenciar a vida profissional dos Sims de forma mais interativa, vendo diretamente suas atividades.
  • Volta ao Mundo: Permite que os Sims viajem para destinos exóticos, como Egito, China e França, onde podem explorar tumbas, aprender novas habilidades e colecionar relíquias. É uma expansão que dá uma experiência de aventura e exploração fora da vizinhança tradicional.

The Sims 4

  • Estações: Introduz as estações do ano, com clima dinâmico, feriados e atividades sazonais, como Dia do Amor e Festival de Colheita. Cada estação altera a jogabilidade e o ambiente, trazendo novas interações e desafios.
  • Vida Universitária: Essa DLC permite que os Sims frequentem a universidade, participando de aulas, morando em dormitórios e fazendo novos amigos. Oferece novas carreiras e um sistema de formação profissional, com impacto no futuro dos Sims.

Sobre The Sims

The Sims é um simulador de vida desenvolvido pela Maxis e publicado pela EA Games. Nele você cria seus personagens, construí casas como quiser, pode conseguir um emprego, relacionamentos, criar uma família ou fazer o que quiser. A franquia tem diversos títulos e vários spin-offs, lançados para PC e diversos consoles como PlayStation, Xbox, Nintendo Wii e até para o Mega Drive da Sega.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

4 thoughts on “Jogos de The Sims: Conheça os Principais Games da Franquia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *