Com uma incrível biblioteca, esses com certeza são Jogos do Mega Drive que você alugou ou emulou pelo menos uma vez na vida
O Sega Mega Drive, ou Genesis como o console de 16 bits era chamado nos Estados Unidos, e seus jogos marcaram a infância e juventude de vários gamers. Era comum era uma eterna discussão aqui entre qual eram os melhores consoles da época, o Mega Drive ou o Super Nintendo, o Sonic ou o Mario, o Master System ou o Nintendo 8 bits, quem tinha os melhores games e etc. Hoje em dia, na era Xbox e PlayStation, não há uma batalha tão ferrenha quanto antes entre os consoles.

Lançado em 1990 aqui no Brasil e em 1988 no Japão, o Mega Drive teve uma biblioteca de jogos incríveis e um suporte fantástico da TecToy, com jogos sendo lançados traduzidos para o português e até mesmo adaptações de jogos para incluir personagens brasileiros famosos, como a Turma da Mônica, o Mega Drive foi um enorme sucesso por aqui principalmente por seu preço mais acessível e as vendas que continuaram até o começo dos anos 2000, quando consoles como o PlayStation 2 e o Xbox já estavam nas lojas.
Table of Contents
Jogos do Mega Drive que marcaram nossa infância!
O Mega Drive sempre foi visto, ou vendido, como o “console radical”. Enquanto a política de “jogos para toda a família” da Nintendo era tratada pelo marketing da Sega como “coisa de bebê”, o Mega Drive tinha jogos rápidos e agressivos graças ao seu processador mais rápido e poderoso do que o do Super Nes. Eles alardeavam o incrível “blast processing” do Mega Drive em todas as propagandas e mostravam os incrivelmente rápidos Sonic e Super Mônaco GP contra o Yoshi Island e o seu Mario bebê chorão.
As tumbas que saiam da terra em Alteread Beast (uma incrível conversão dos arcades para os consoles) eram comparadas aos joguinhos coloridos e familiares do sistema da Nintendo e, como um duro golpe na gigante nipônica no mercado norte-americano, a versão de Mortal Kombat censurada no Super Nes deu ao Mega Drive, com seu “honor code” que liberava os fatalitys sanguinolentos, uma larga vantagem pela disputa dos corações (e carteiras) dos gamers. Veja alguns dos jogos mais incríveis do console.
Castle of Illusion Starring Mickey Mouse

Castle of Illusion Starring Mickey Mouse é um jogo que para muitos deixa Super Mario no chinelo. O jogo é muito bonito, para a limitação gráfica conhecida do Mega Drive, mas a jogabilidade é extremamente incrível e desafiadora. O jogo, desenvolvido pela SEGA, deu a origem a uma séria chamada “Illusion” (no Japão a série é conhecida como “I Love Mickey Mouse”), que é composta por Castle, Land, World e Legends of Illusion.
O game conta uma história simples: Minnie é raptada pela vilã malvada, a bruxa Mizrabel, mas ela tinha um objetivo. Roubar a juventude e a popularidade da pobre ratinha. Mickey todo heroico como é resolve ir salvar sua amada, e um sábio velhinho diz que ele deverá adquirir poder para derrotar a bruxa, coletando as sete Pedras do Arco-íris para isso. O nosso bravo ratinho entra no castelo e cada porta tem uma infinidade de inimigos e desafios, no final de cada porta encontra uma das pedras.
O jogo é bem difícil, algo que era marcante da época. O nível fácil era quase um tutorial, não se passava por todas as portas. Já os níveis médios e difícil eram realmente desafiadores, os inimigos eram muito mais resistentes e dariam muito mais dano no nosso personagem principal. O game ganhou um remake com gráficos modernos e refeito. Vale a pena conferir.
Série Streets of Rage
Streets of Rage é, sem a menor dúvida, um dos maiores games da plataforma. É um jogo clássico de porradaria cooperativa que causava discórdia entre amigos, porque era possível bater sem querer no seu amiguinho e tirava muita HP. Se você não percebesse e levasse um tapão dos amigos enquanto esta segurando o inimigo.
Axel Stone, lutador de boxe; Adam Hunter, o mais sério e centrado do trio, e Blaze Fielding, a jovem amante de lambada; entregam seus distintivos e resolvem partir para limpar a cidade na base do soco. Um jogo onde o cenário é urbano, cheio de vandalismo, onde nem os policiais conseguem se manter limpos em meio a corrupção. Cansados de não poderem agir para acabar com a violência, três agentes cansados de tudo decidem acabar com a bandidagem por conta própria na base do soco.
A jogabilidade é bem tranquila no começo, mas ela fica exponencialmente difícil devido a quantidade de inimigos na tela. Existe uma quantidade relativamente legal de armas no chão, como pedaços de cano, taco de basebol, garrafas quebradas, até pimenteiros que faziam os inimigos ficarem parados espirando. E se nada disso dava certo, ainda tinha o poder especial (que sempre era disparado sem querer quando não tinha mais nada na tela), que o reforço chegava ATIRAVANDO COM UMA BAZUCA!
A mais nova versão do game, Streets of Rage 4, foi lançado em 2020!
Castlevania: Bloodlines

Entre 1986 e 1993, os jogos Castlevania sempre foram exclusividade da Nintendo (exceto por um port para PC IBM incluso). Por isso, os fãs da série ficaram surpresos quando a Konami anunciou o desenvolvimento de uma versão do jogo para o Mega Drive, mas em vez de uma aventura com algum membro da família Belmont, você joga como John Morris (chicote como arma) ou Eric Lecarde (lança) lutando para abrir caminho pela Europa em 1917.
Como de costume, Drácula está envolvido. O que faz Bloodlines se destacar em comparação com seus predecessores é sua jogabilidade fluida, representações sem censura de violência (nos Estados Unidos, pelo menos) e efeitos gráficos impressionantes. E como outros jogos Castlevania, a música é excelente. Infelizmente, foram poucos games dessa série que surgiram no console da Sega para os 16 bits, mas Bloodlines era algo que só os donos de um Mega Drive puderam experimentar.
Turma da Mônica na Terra dos Monstros

Turma da Mônica na Terra dos Monstros é um jogo de plataforma do gênero ação-aventura desenvolvido pela Tectoy. Dentre todos aqueles jogos que tinham personagens brasileiros, este é o mais avançado graficamente falando. O jogo nasceu com modificações do videogame de Wonder Boy in Monster World, assim como os outros que também foram modificações de outros games da série Wonder Boy.
Aqui, como o primeiro game, você joga apenas com a Mônica e encontra os outros personagens da Turminha em situações e locais. Cebolinha, Bidu, Magali e Cascão estão presentes aqui como NPCs e ajudam a Mônica a livrar o País da Fantasia do exército de monstros que invadiu o lugar. Você coleta itens e visita lugares para pegar novos poderes que vão ajudar você a avançar.
O game é um tipo de jogo que mistura ação de plataformas com elementos de RPG e até um pouco de metroidvania, já que você tem que ficar indo e voltando em lugares depois de pegar um item ou poder. Vale muito a pena experimentar esse jogo se você é fã da Turma da Mônica, de RPGs ou se quer ver como a Tectoy caprichava no marketing da Sega no Brasil.
Michael Jackson Moonwalker

Outro gigante de peso na luta da SEGA contra a Nintendo foi o astro do pop, Michael Jackson. Fã dos games da empresa, Michael emprestou sua imagem e talento em diversos games, como por exemplo, na franquia Space Channel 5, e na trilha sonora de Sonic The Hedgehog 3 (embora isso já tenha sido confirmado e desconfirmado um milhão de vezes). A verdade é que o cantor se tornou um forte aliado e, como não poderia deixar de ser, ganhou seu próprio game.
Michael Jackson Moonwalker foi lançado nos arcades e poderia ser jogado por até 4 Michael’s Jackson’s ao mesmo tempo e se transformava em um robô para destruir os inimigos na tela, mas a versão que ficou famosa foi a do Mega Drive, em que controlávamos o astro em busca de crianças sequestradas em um jogo estilo plataforma em fases inspiradas em suas músicas (embora a fase claramente inspirada em Thriller tivesse a música Another Part of Me por motivos de vai saber!).
Podíamos fazer os inimigos dançarem para derrotá-los e também virar um robô. O jogo tinha uma jogabilidade complicada e era difícil, mas vale a pena jogar.
Golden Axe
Golden Axe é um jogo incrível lançado originalmente nos arcades, explorou o melhor que o console poderia fazer na época para levar adaptar fielmente o sucesso dos fliperamas na casa dos jogadores, o que era um grande apelo da Sega na Guerra dos Consoles contra a Nintendo.
O enredo do jogo é contado através de texto de forma bem simples e nele somos apresentados a região de Yuria onde Death Adder sequestrou o rei e a princesa e roubou o Golden Axe, um poderoso item mágico, e prometeu destruir os três caso o povo de Yuria não o aceite como seu governante! Então entram em cena três heróis: Ax Battler, Gillius Thunderhead e Tyris Flame. Em busca de vingança por seu povo, família ou alguma outra motivação bem básica.
O game é para até 2 jogadores e cada um dos personagens tem suas vantagens em combate, sendo Ax o mais equilibrado, Guillius o mais forte e Tyris tendo o arsenal de magias mais forte entre os três. Para usar as magias é preciso coletar potes mágicos que são deixados (e roubados durante a noite) por gnomos. É só dar uma boa bicuda neles que eles derrubam os potes. Recomendado demais, enquanto a versão lançada para o XBox 360 é meio esquecível.
Franquia Sonic

Sonic é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido e publicado pela Sega originalmente para o Mega Drive. Criado para ser o novo mascote da empresa no lugar do Alex Kidd, o primeiro foi um sucesso, garantindo um segundo que introduziu um amigo para o protagonista, Miles “Tails” Prower. Na história, Sonic e seus amigos devem parar o antagonista da série, o Dr. Eggman, de roubar as Esmeraldas do Caos para seus planos malignos de transformar animais em robôs.
Os games da franquia Sonic the Hedgehog venderam milhões de cópias, tornando-se uma das séries mais vendidas do Mega Drive e jogos com a estética 2D da época do SEGA Genesis são lançados até hoje, fazendo muito sucesso entre os fãs. Animes, séries e até filmes com o ouriço estão aí nas mídias e não há previsão de ninguém parar esse carinha não.
É citado como um dos melhores jogos eletrônicos de todos os tempos, recebendo elogios por seu design de nível, visual e música. Os jogos foram relançados em várias plataformas, como mobile, os consoles da Nintendo, Sony e Microsoft. Versões para PC e se duvidar, até para eletrodomésticos smart.
Sobre o Mega Drive
Mega Drive, conhecido como Sega Genesis na América do Norte, é um console de videogame de 16 bits lançado para com o Nintendo Entertainment System. O console fez grande sucesso na década de 1990 no Brasil e Europa, perdendo espaço após o surgimento e popularização da nova geração de consoles de 32 bits, como o PlayStation da Sony.
Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.
4 thoughts on “Os Melhores Jogos do Mega Drive: Games Que Marcaram o Console de 16-bits da SEGA”